São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIMPEZA DOS DENTES

Tanto o alcatrão quanto a nicotina -os dois principais ingredientes do cigarro- escurecem a placa bacteriana e dão aspecto sujo aos dentes. Para removê-la, o fumante deve fazer polimento no consultório dentário.
Cremes que prometem clarear devem ser descartados porque são abrasivos demais e terminam desgastando os dentes.
Para prevenir o escurecimento, a única maneira é escovar os dentes toda vez que apagar um cigarro -mas com cremes dentais regulares, advertem os dentistas.
Outro problema crônico de fumante é o mau hálito. Tudo porque o cigarro reduz a salivação (não há consenso entre médicos de por que isso acontece). "A saliva atua como um chuveirinho, dissolvendo bactérias que se acumulam na boca. Como o fumante saliva menos, a autolimpeza fica comprometida, e o mau hálito aparece", explica a dentista Ana Maria Junqueira, pós-graduada em periodontia.
O problema do mau odor pode ser driblado pelo aumento da ingestão de líquidos e bochechos regulares, com água, mesmo.
Fumantes também são mais suscetíveis a desenvolver infecção nas gengivas e demoram mais tempo para perceber que está com problemas. Isso porque a nicotina deixa a gengiva fibrosada e, dessa maneira, o principal sintoma da doença (sangramento) desaparece. A saída é fazer a revisão a cada quatro meses, e não seis meses, como é recomendado para não-fumantes.


Texto Anterior: Exercícios físicos
Próximo Texto: Peelings e hidratantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.