São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOQUIABERTO

Delícias divinas
Pastéis de Santa Clara, toucinho do céu, papos de anjo... Essas guloseimas são quase literalmente divinas. Nasceram nos conventos portugueses e, por isso, são chamadas de doces conventuais. Reza a lenda que as freiras usavam as claras para engomar os hábitos e, para aproveitar as gemas, faziam doces.

Do azedo ao cru
A "mãe" do sushi é uma técnica de conservação. Há cerca de 2.000 anos, os orientais envolviam o peixe em arroz para impedir sua decomposição. O arroz fermentava, azedava o peixe e depois era descartado. Mas o peixe, mesmo azedo, podia ser consumido sem causar problemas à saúde. O sushi como conhecemos hoje só apareceu no início do século 19. Foi nessa época que o japonês Hanaya Yohei teve a brilhante idéia de transformar essa combinação em uma iguaria, servindo o peixe cru sobre montinhos de arroz.

Escolha virgens
Na hora de escolher o azeite, preste atenção ao rótulo. Os melhores são os extra-virgens, que são resultado da primeira prensagem das azeitonas. Obtidos a partir da segunda ou terceira prensagem, os virgens também são bons, embora um pouco mais ácidos. Já aqueles rotulados como azeite de oliva puro, fino ou refinado são, na verdade, uma mistura de vários azeites refinados com solventes. Por isso dê preferência aos extra-virgens e virgens, que não passam por tratamentos químicos.

Túnel do tempo
As panelas de barro do Espírito Santo têm quase a idade do Brasil. Elas são feitas à mão, com a mesma técnica, há 400 anos. Até hoje essas panelas capixabas são queimadas em fogueiras, e não em fornos. Além disso, usam uma tinta especial, o tanino do mangue vermelho, que é extraída da casca de troncos. Para manter essa tradição, a Associação das Paneleiras de Goiabeiras (tel. 0/xx/27/327-0519), em Vitória, faz e comercializa essas panelas por preços que variam de R$ 5 a R$ 25.


Texto Anterior: Na mesa: Quando a comida não digerida só faz bem
Próximo Texto: Bolo Barriga Zerada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.