São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saúde

Abuso de analgésicos eleva risco de infarto

Pesquisa norte-americana com 16 mil homens apontou a aspirina e o paracetamol entre os remédios perigosos

TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumo freqüente de analgésicos como ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Buferin), ibuprofen (Advil, Motrin) e paracetamol (Tylenol) pode causar aumento da pressão sangüínea e ampliar o risco de infarto entre homens.
A conclusão, divulgada nesta semana na publicação "Archives of Internal Medicine", soma-se à obtida por um estudo de 2002 que aponta o abuso de analgésicos como causa de hipertensão em mulheres.
Milhões de pessoas consomem analgésicos diariamente para aliviar dores de cabeça, artrite e incômodos musculares. "São as drogas mais consumidas nos EUA", disse Gary Curhan, médico envolvido nas pesquisas, à Reuters Health.
O estudo envolveu profissionais de saúde masculina, que monitoraram, por quatro anos, 16 mil homens que inicialmente não eram hipertensos.
Aqueles que tomavam paracetamol seis ou sete dias por semana foram 34% mais suscetíveis a apresentar pressão alta do que os que não consumiam o analgésico.
Os que tomavam ácido acetilsalicílico regularmente tiveram 26% mais elevações de pressão. Já entre os que consumiam regularmente drogas antiinflamatórias como o ibuprofen, o risco cresceu 38%.
Diante dos dados, a American Heart Association fez um alerta aos médicos para promover tratamentos não-farmacológicos como terapias físicas, exercícios e perda de peso. "É preocupante, pois esses remédios podem ser comprados em qualquer lugar. Por outro lado, é um risco facilmente evitável", diz Heno Lopes, cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
"O trabalho é extremamente importante e leva a reavaliar o uso de analgésicos", comenta Fernando Ganem, coordenador da UTI cardiovascular do Hospital Nove de Julho.


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Quem vai nos proteger?
Próximo Texto: Inspire transpire respire: Cabeça feita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.