São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000
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O poder do consumidor

Há um ano, a grife Viva Vida, especializada em moda feminina, tomou uma decisão que contraria as tendências internacionais: trocou suas embalagens de papel por sacolas plásticas. O motivo não foi custo, mas uma tentativa de agradar aos consumidores. "As clientes gostam de usar nossa sacola como se fosse bolsa e reclamavam da pouca durabilidade do papel, por isso resolvemos fazê-las de plástico, com cores e modelos diferentes a cada coleção", explica Paula Guimarães, coordenadora de comunicação da empresa. Os ecologistas admitem que não é fácil abandonar o uso do plástico, mas sugerem que se exija embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente. A grife italiana Benetton é um exemplo de que a pressão dos consumidores dá resultado. A partir deste ano, 90% das embalagens das lojas brasileiras serão de papel reciclado importado da Itália. Os 10% restantes continuarão sendo de plástico, destinados às liquidações. "Na Itália, as sacolas são de material reciclado há quase 15 anos", afirma Angelo Bindi, diretor-geral da empresa no Brasil. "Os europeus não aceitam esse desrespeito, nós aceitamos", diz Manuel Rolando Berrios, professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro (SP).


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