São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviços criados para reduzir o tempo de espera

Para evitar as tradicionais filas, prestadores de serviço orientam os usuários e trazem novidades.

Nas estradas: a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia Presidente Dutra, lança no mês que vem o Smart Card, cartão eletrônico que facilitará a passagem pelo pedágio de veículos de carga e passeio, em teste desde fevereiro. "Passam por cabine uma média de 200 veículos por hora. Com o Smart Card, essa estatística fica entre 600 e 800 veículos por hora", diz Omar Ribeiro Júnior, diretor de operações.
O Dersa sugere ainda a compra do cupom de pedágio, que agiliza a passagem. E mais: evite os horários de pico, das 15h às 23h na véspera do feriado e das 7h às 13h no dia D. "Ao retornar para a capital, fuja do período entre 13h e 23h", orienta Odair Tafarelo, gerente de operações da Viaoeste, que administra o sistema Raposo-Castelo.

No metrô: aproveite as facilidades da compra de bilhetes múltiplos e de integração com ônibus ou trem. Fora das estações, são vendidos nas drogarias São Paulo da av. Paulista. Nas lojas da SPTrans, o bilhete social unitário tem desconto.

No banco: evite o horário de abertura das agências e de almoço, principalmente em dia de pagamento e vencimento de contas.

No correio: o melhor período é entre 9h e 11h. Compre selos, envelopes e aerogramas em postos de venda, como bancas e livrarias.

No supermercado: os estabelecimentos 24 horas são boas opções. Segundo dados do grupo Pão de Açúcar (Pão de Açúcar, Barateiro, Extra e Eletro), as lojas ficam mais cheias entre 19h30 e 20h durante a semana; e no final da manhã e da tarde nos fins de semana.

No cinema: você pode comprar ingresso com antecedência para qualquer sessão. Filas acontecem aos sábados à noite, entre 18h e 22h, aos domingos entre 16h e 20h, e nas primeiras semanas de exibição do filme. Outra dica: aproveite os horários alternativos de manhã e à meia-noite. A boa novidade é a compra de ingressos pela Internet. A partir de julho, cinemas do Rio, de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza venderão entradas pelo site ingresso.com.br, que também comercializará ingressos para shows, peças de teatro, rodeios e jogos de futebol. De acordo com o exibidor, a pessoa poderá imprimir seu ingresso em casa, retirá-lo em bilheterias vips ou recebê-lo em casa.

TELEFONES ÚTEIS

Nova Dutra: 0800-173536
Dersa: 0800-555510
Metrô: 286-0111
SPTran: 6096-3299 e 0800-123133
Correio:15
Detran: 3889-3000
Ingresso.com: www.ingresso.com.br

Texto Anterior: Como evitar fila
Próximo Texto: Firme/forte: Corpo malhado não tem idade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.