São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Pele sofre com os extremos

Cacá Monteiro/Folha Imagem
Tanto faz se está muito frio ou muito quente: os extremos de temperatura podem provocar desidratação e ressecamento da pele, o que é um perigo para os alérgicos. Se não há reposição adequada, explica o alergista Manuel Roizen, a perda de líqüido desequilibra as defesas da derme, facilitando o surgimento de lesões e de outras reações alérgicas. Para diminuir o risco, os alérgicos devem beber pelo menos 2 l de líqüido por dia, orienta o médico.

Reserva sangüínea

Bruno Domingos/Reuters
A modelo Caroline Ribeiro talvez nem soubesse, mas, quando está foto foi tirada, ela devia ter um volume de sangue (volemia) cerca de 50% maior do que antes da gravidez. Isso ocorre com todas as gestantes e prepara o organismo para o parto, quando há grande perda de sangue, diz o cirurgião vascular Kasuo Miyake. A maior volemia, porém, aumenta o risco de varizes. Para evitá-las, Miyake sugere manter o peso sob controle, beber muito líqüido e fazer caminhadas.

Alertas vaporosos

Yuriko Nakao/Reuters
Para cuidar bem da pele e dos cabelos no inverno, o primeiro passo é prestar atenção à quantidade de vapor no banheiro! Banhos quentes demais provocam a perda da oleosidade natural da epiderme e das madeixas. Segundo o dermatologista Marcelo Bellini, a água do banho deve estar entre 25C e 30C. Se o banheiro fica todo "enfumaçado" pelo vapor ou o espelho, muito embaçado, é bem provável que a temperatura da água já tenha ultrapassado os 40C.


Texto Anterior: Modos: Você é uma pessoa de sorte?
Próximo Texto: Poucas e boas: Maioria emagrece com balão intragástrico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.