São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

DEGENERAÇÃO MACULAR

"Por ter na família pessoa idosa com degeneração macular relacionada à idade (Equilíbrio de 26/5), gostaria de obter o telefone e o e-mail para contato com o médico Cláudio Dalloul, do Hospital do Olho de Rio Preto."
Lígia Maria Capriotti

É possível entrar em contato com o oftalmologista Cláudio Dalloul pelo telefone 0/xx/17/3227-7333 ou pelo e-mail cdalloul@uol.com.br.

ESTRIAS

"Tenho 29 anos e, há um ano, tomei remédio para engordar e consegui ganhar 6 kg. Minhas coxas e nádegas, entretanto, encheram-se de estrias, que já estão quase brancas. Existe algum tratamento ou algo para amenizá-las?"
Antonio Carlos Coimbra, Mairiporã, SP

De acordo com a dermatologista Lúcia Arruda, chefe do serviço de dermatologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, as estrias são uma ruptura das fibras de sustentação da pele, que surgem em épocas de grande elasticidade da pele -ao engordar ou emagrecer, na gestação ou na adolescência. Assim que se forma, a aparência da estria é avermelhada. À medida que envelhece, torna-se branca. Segundo Arruda, não existe um tipo mais difícil de tratar, porém ambas necessitam de tratamento diferenciado. "As brancas requerem aplicação de ácidos glicólico ou retinóico ou peeling com esse próprio ácido ou com cristais. Já, com as vermelhas, funcionam bem os lasers. Todos esses tratamentos devem ser feitos e acompanhados por um dermatologista", explica Arruda, que alerta para falsas promessas. "Por serem pequenas cicatrizes, não podemos prometer milagres e dizer que as estrias vão desaparecer completamente." Em relação a produtos e técnicas de aplicação caseira, a dermatologista é taxativa ao afirmar que eles não funcionam.


Texto Anterior: Outras idéias - Michael Kepp: Noites de cão
Próximo Texto: Ingrediente: Orégano facilita o processo digestivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.