São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria

Fôlego de tenista

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Acredite: a dimensão de um pulmão pode ser comparada com a de uma quadra de tênis! Se todos os 300 milhões de alvéolos pulmonares de uma pessoa adulta fossem abertos e agrupados entre si, essa disposição poderia perfeitamente ocupar essa quadra, de cerca de 70 a 100 metros quadrados. Tantos alvéolos são necessários, de acordo com o pneumologista Jorge Alexandre Sandes Milagres, para executar a troca gasosa, uma espécie de filtro em que o gás carbônico inalado é transferido ao alvéolo e o oxigênio é direcionado ao sangue, tudo isso por meio de uma fina rede de vasos sangüíneos em torno de cada alvéolo, organismo microscópico que fica no interior de cada pulmão.

Estalos do bem

Flávio Florido/Folha imagem
Em situações de tensão, há quem mantenha hábitos nada saudáveis, como roer unhas, cerrar os dentes ou fumar cigarros. Porém aquela mania de estalar os dedos, as juntas do ombro ou até mesmo do pescoço em momentos de estresse pode ser considerada proveitosa, de acordo com Sergio José Nicoletti, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp. Além de ter efeito relaxante e prazeroso, segundo Nicoletti, esse hábito em nada prejudica as articulações em questão -nem mesmo engrossa os nós dos dedos-, já que estalar as juntas nada mais é do que liberar o vácuo que se forma entre elas, "como se uma bolha fosse estourada", explica. É por isso também que ocorre aquele ruído inconfundível.

Grudado no gelo

Folha Imagem
Queimaduras não são provocadas apenas pelo fogo. O gelo também pode ter o mesmo efeito agressivo sobre a pele -como uma brasa quente. É muito comum, segundo o dermatologista Gerson Penna, alguém retirar algo do freezer e ficar com os dedos grudados no interior do congelador. Quando isso acontecer, orienta o médico, a pessoa nunca deve tentar desgrudar a mão à força, o que pode até fazer a pele se descolar. "Peça a alguém para que derrame um pouco de água, que não precisa ser quente, sobre o local afetado. Assim a pele logo se desgrudará do gelo." Em tempo: se não houver ninguém por perto, pode ser o leite ou o suco de dentro da geladeira ou qualquer outro líquido.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Bandidas ou mocinhas?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.