São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

RINITE

"Tenho um neto com sete anos que sofre de rinite e, às vezes, sinusite. Ele dorme respirando pela boca, ronca e acorda com os lábios rachados. Existe tratamento não-cirúrgico, talvez apenas com exercícios respiratórios?"

Clotilde de Oliveira Moreno, Varginha, MG

Para o otorrinolaringologista José Ricardo Gurgel Testa, do Hospital 9 de Julho, a criança apresenta um quadro de respiração oral que pode ter várias causas: obstrutivas (rinite hipertrófica, adenóides e amígdalas aumentadas, desvio do septo nasal etc.); posturais (flacidez labial e lingual) e dentárias (alterações de mordidas), entre outras. "O exame otorrinolaringológico é indispensável nesse caso", afirma. Segundo o médico, o tratamento pode ser medicamentoso -reabilitado com fonoterapia, fisioterapia ou aparelhos ortodônticos- ou cirúrgico, dependendo da causa. "Muitos casos necessitam de tratamentos combinados."

CORREIO

"Muito pertinente a matéria sobre ciclistas na cidade (ed. 18/11). Vou de Santo Amaro a Pinheiros para trabalhar de bicicleta (com os devidos equipamentos de segurança). Na minha opinião, os dois maiores riscos que nós ciclistas corremos são as portas de carros que podem aser abertas a qualquer momento e os ônibus que tiram 'finas'. Um dia desses, um deles me empurrou para a calçada. O susto foi pior que o machucado. Acho que falta informação aos motoristas quanto à distância obrigatória que têm de passar ao lado de uma bicicleta."
Camila Doubek, São Paulo, SP

"Sobre a reportagem do pequi (ed. 14/10), gostaria de esclarecer alguns fatos: a pesquisa não foi realizada pelo professor César Grisólia, mas por mim. Tenho a tese de mestrado para comprovar. Ele foi meu orientador. Além disso, tudo que ele mencionou na reportagem foi retirado da minha revisão bibliográfica e dos meus resultados. Acho plausível que pelo menos citassem meu nome na reportagem."
Juliana Khouri, Brasília, DF


Texto Anterior: Poucas e boas: Diagnóstico de câncer de mama
Próximo Texto: s.o.s.família - Rosely Sayão: O limite entre o público e o privado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.