UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Gosto pelo nariz

France Presse
O paladar não se esgota na língua. Para identificar o sabor de um chocolate, por exemplo, o nariz é igualmente fundamental. Por isso uma pessoa com congestão nasal não costuma sentir bem o gosto dos alimentos. "O olfato é uma arma indispensável para que se possa discriminar com mais detalhe os sabores", explica o otorrinolaringologista da USP Olavo Mion.


De olho no pé

Thomas Kienzle/Associated Press
Quem tem frieira em um dos pés deve lavá-lo somente após já ter lavado o pé saudável. A frieira, causada por fungos e também conhecida como pé-de-atleta, é contagiosa. "A água é o meio que mais propicia a transmissão da frieira. Se a pessoa tocar no pé doente molhado e depois no saudável, pode passar o fungo de um para o outro", explica o dermatologista Valcenir Bedin.


Frequência da respiração

Avi Hayun/Reuters
Um bebê respira cerca de 40 vezes por minuto, pois seu metabolismo é mais rápido e ele precisa manter a temperatura do corpo estável. Já um adulto, em repouso, respira entre dez e 20 vezes por minuto. "Ao se exercitar, a pessoa pode dobrar essa frequência, sendo capaz de realizar a atividade por um bom tempo", afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.


Texto Anterior: modos: Você está com medo da guerra?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.