UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Mãos ressecadas
"Há três anos, minhas mãos ficam ressecadas e "abrem" no polegar e nos dedos indicador e médio. Sou portadora de uma doença auto-imune chamada polimiosite. Há relação com o problema nas mãos?"
Marcia Garcia Galli, São Paulo, SP

A descrição sugere um quadro de dermatite de contato. "O fato de as lesões predominarem nos dedos mais utilizados nas tarefas domésticas reforça essa hipótese", diz o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, da Beneficência Portuguesa (SP). Os remédios para a polimiosite são imunossupressores e podem dificultar a cicatrização das lesões. "Mas a causa primária da dermatite de contato é a exposição a substâncias irritantes, como sabão, detergente e desinfetante." Para controlar o problema, ele sugere evitar lavar as mãos em excesso, usar sabão e detergente neutros (de glicerina ou coco) e luvas forradas com algodão, que protegem mais que as luvas feitas só de borracha.


Explicando as calorias
"Como os cientistas fazem para saber o valor calórico de um alimento e a quantidade de calorias gasta por uma pessoa em cada atividade?"
Paulo Maturano Santoro, São Paulo, SP

Esses cálculos são feitos em laboratório e são bastante complexos, principalmente os referentes aos alimentos. "Diariamente, precisamos alimentar nossas células com energia", diz a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri. "Quanto mais o nosso organismo produz energia (movimentos), de mais oxigênio ele precisa." Para cada litro de oxigênio consumido, gasta-se cerca de 5 Kcal. Para medir a quantidade de calorias gasta em cada atividade, é medida a troca gasosa (oxigênio inspirado e gás carbônico expirado) por minuto e por quilo de peso. Obtém-se, assim, uma média que é usada como valor de referência. Já a avaliação nutricional de um alimento exige sua dessecação. "A análise da parte seca determina quantas calorias aquele alimento consegue produzir." As calorias do alimento são produzidas pelos macronutrientes : 1 g de proteína ou de carboidrato produz cerca de 4 kcal; já 1 g de lipídeo gera 9 kcal.


Descamação na boca
"De vez em quando, minha namorada tem uma leve descamação na boca. Após algum tempo, minha boca também descama. Pode ser doença venérea?"
Henrique Aguiar, Araraquara, SP

Geralmente, descamações leves, localizadas apenas na boca, não são sinal de problemas graves ou de doenças venéreas. "Mas, como ela vem se repetindo e se existe essa impressão de contágio, o ideal é que o casal consulte um especialista", orienta o otorrinolaringologista Antônio Douglas Menos, do pronto-atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). A consulta deve ser feita, preferencialmente, quando a descamação estiver ocorrendo.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: Viver em comunidade é realidade no interior de SP
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.