UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Aumentam casos de conjuntivite em SP

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Lacrimejamento excessivo, vermelhidão, desconforto em ambientes iluminados, inchaço nas pálpebras, sensação de estar com areia nos olhos e secreção esbranquiçada. Esses são os principais sintomas da conjuntivite viral, doença que é tema dos 100 mil folhetos explicativos que começam a ser distribuídos nesta semana pela Secretaria da Saúde em unidades de saúde de todo o Estado de São Paulo.
No primeiro trimestre deste ano (1º/1 a 26/3), o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo registrou 20.120 casos de conjuntivite viral no Estado. Esse número é considerado superior à média, afirma Norma Helen Medina, diretora técnica do Serviço de Oftalmologia Sanitária do centro.
Ana Luisa Hofling, chefe do departamento de oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), também constatou o aumento dos casos. No Pronto-Socorro Oftalmológico do Hospital São Paulo, ligado à Unifesp, foram atendidas 730 pessoas com a doença de 5 a 26 de março -uma média de 33 casos por dia. "Nos anos anteriores, após o carnaval, a média era de cinco pacientes por dia ", afirma ela.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana que recobre a parte externa do olho) e pode ser causada por bactérias ou vírus. "A viral é contagiosa e dura de duas a três semanas", explica o oftalmologista Danilo Soriano, do Hospital Samaritano (SP). O tratamento inclui o uso de colírios lubrificantes, que funcionam como lágrimas artificiais e limpam a secreção, e a aplicação de compressas de água gelada.
O folheto que está sendo distribuído pela Secretaria da Saúde explica as medidas que devem ser adotadas pela população para prevenir a doença: evitar o contato com pessoas contaminadas; lavar as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar ou esfregar os olhos; não compartilhar roupas de cama, toalhas, sabonetes ou outros objetos com pessoas com conjuntivite e higienizar esses objetos com álcool sempre que possível.
(VINICIUS CARRASCO)


Doença pulmonar obstrutiva crônica mata cerca de 30 mil brasileiros por ano



Descoberto novo receptor de odores no espermatozóide; acima, espermatozóide penetrando em óvulo

Movido pelo odor
Cientistas alemães e americanos descobriram um novo receptor de odores na superfície do espermatozóide humano e encontraram uma forma de ativá-lo de modo que o espermatozóide faça um trajeto em linha reta em direção ao "alvo" -o óvulo. Essa descoberta, publicada na revista "Science", pode, no futuro, ser útil para os tratamentos de infertilidade.

Estresse e coração
Pessoas que vivenciam eventos estressantes sistematicamente correm um risco 89% maior de ter um ataque cardíaco que aquelas cujas rotinas são menos estressantes, sugere estudo do Instituto de Medicina Preventiva de Copenhague (Dinamarca). Esse resultado baseia-se no monitoramento, por 13 anos, de 5.604 homens e 6.970 mulheres.

Culinária para cegos
Oito donas-de-casa cegas reuniram toda a experiência que possuem em culinária e lançaram, por meio da Fundação Dorina Nowill para Cegos, "Dicas Culinárias para Deficientes Visuais", que inclui de dicas de segurança a apetitosas receitas. O livro, em braile, pode ser solicitado gratuitamente pelo tel. 0/xx/11/5087-0999.

Perda cognitiva
Após os 60 anos, independentemente do desenvolvimento intelectual ao longo da vida, as pessoas são afetadas por lesões no cérebro que diminuem significativamente sua função cognitiva. A constatação é de pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), que aplicaram testes cognitivos em 83 pessoas com 73 anos que, aos 11 anos, haviam respondido a testes semelhantes.

Tratamento para enxaqueca
O Centro de Cefaléia São Paulo está recrutando pessoas com dor de cabeça ou enxaqueca, entre 18 anos e 60 anos, para estudo de tratamento clínico que inclui avaliação, tratamento e acompanhamento gratuitos por três meses. Informações e cadastramento pelo tel. 0/xx/11/3285-5726.


Texto Anterior: s.o.s família - rosely sayão: Contrariar faz parte do processo de educar
Próximo Texto: Psoríase atinge 4 milhões de pessoas no Brasil
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.