São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Pêlos em excesso
"Tenho 16 anos e um problema com pêlos, pois eles crescem demais. Gostaria de saber se existe algum produto que reduza a quantidade de pêlos. Aqueles produtos que passamos depois de raspar ou depilar certa parte do corpo realmente desaceleram o crescimento dos pêlos?"
Tiago Ferreira dos Santos, Jaguariúna, SP

O crescimento dos pêlos é determinado pela herança genética. "Não há nenhuma medicação que reduza a velocidade do crescimento dos pêlos. Os produtos usados após a raspagem ou depilação que você mencionou não funcionam, não há nenhuma comprovação científica de seus efeitos", afirma o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, do Hospital Beneficência Portuguesa (SP). O método que promove a diminuição definitiva dos pêlos é a laserterapia. "O laser destrói as glândulas dos pêlos e, no seu caso, é a única opção disponível. Os produtos que você citou não funcionam, e os outros tratamentos existentes não devem ser usados em homens, pois diminuem o crescimento dos pêlos, mas interferem na produção do hormônio masculino", completa a dermatologista Kátia Castello Branco.

Fuga da calvície
"Após ler o artigo publicado no Folha Equilíbrio em 22/2 sobre cabelo e menopausa, resolvi ir ao dermatologista e descobri que sofro de alopécia androgenética. Gostaria de obter sugestões para não ter que conviver com a calvície."
Maria de Jesus Caldeira, São José do Rio Preto, SP

"Mulheres não são obrigadas a conviver com a calvície porque é possível utilizar medicamentos tópicos e orais com atividade antiandrogênica para tratar a alopécia androgenética", afirma a dermatologista Eliane Sênos. Esses medicamentos possuem anti-hormônios masculinos e impedem a queda de cabelo. "Cabe ressaltar também que, na mulher, ocorre apenas rarefação dos cabelos, não a calvície completa vista no homem. Consulte seu dermatologista para prescrição e acompanhamento", recomenda Eliane Sênos.

Berinjela contra colesterol
"A berinjela reduz o nível de colesterol? Qual o tempo de duração de seu suco na geladeira? Ele oxida tão rápido quanto a berinjela? A oxidação é prejudicial ao organismo?"
Marcos Falcão, por e-mail

Segundo a nutricionista Silvana Nardine, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os estudos sobre os efeitos da berinjela são muito recentes e muito experimentais para chegar a conclusões definitivas. "Parece que a berinjela realmente reduz os níveis de colesterol sanguíneo, porém não se sabe ainda qual a substância química ativa responsável por esse efeito nem como ela funciona", explica Silvana Nardine.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Respiração abdominal para melhorar a vida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.