São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Sem lambidas

Liu Jin/France Presse
Se os lábios estão secos, é melhor resistir à tentação de lambê-los, como faz o piloto Michael Schumacher nesta foto. Isso pode deixá-los ainda mais ressecados, porque a saliva retira os óleos naturais que protegem a pele fina e sensível dos lábios, tornando-a mais seca e propensa a infecções, explica o dermatologista Mário Grinblat. Além disso, a saliva contém componentes ácidos que podem irritar a pele ao redor da boca, causando erupções semelhantes à acne.

Um fio de óleo

Cris Bierrenbach/Folha Imagem
Ao preparar ou servir vegetais como brócolis, cenoura, abóbora ou abobrinha, procure sempre adicionar um pouco de óleo vegetal. Isso vale para qualquer alimento rico em betacaroteno, uma pró-vitamina importante para a visão, para as vias respiratórias e para o desenvolvimento de dentes e ossos. "A gordura ajuda esse nutriente a atravessar a parede intestinal, permitindo que ele seja absorvido pelo organismo", diz Kelly Santos, nutricionista da RG Nutri.

Álcool sob monitoração

Flávio Florido/Folha Imagem
Com ou sem ambulância, é recomendável levar qualquer pessoa muito alcoolizada ao hospital. O álcool sempre afeta o corpo, mas, em grande quantidade, é capaz até de "desligar" funções essenciais, como respirar! É o chamado coma alcoólico. Nessa situação, a pessoa pode até morrer se o funcionamento básico do seu organismo não for monitorado adequadamente, afirma o psiquiatra Sérgio Nicastri, do Departamento de Álcool e Drogas do hospital Albert Einstein (SP).


Texto Anterior: Modos: Qual o pior presente de Dia dos Namorados?
Próximo Texto: DPOC é doença que mata três brasileiros por hora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.