UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinais de que o corpo está sendo prejudicado

* Você começa a demorar muito para se "desligar" das atividades diárias mesmo quando está fora delas. Exemplo: em casa, no domingão, na companhia da família ou diante da TV, você não consegue tirar da cabeça o livro que gostaria de ter lido no fim de semana e não leu ou aquele dado do relatório feito na sexta-feira e que talvez não tenha ficado tão claro. Ficar obcecado por uma informação, quando não há condições de checá-la, resgatá-la ou complementá-la no momento, significa um desgaste inútil.

* A sua produção no trabalho ou nos estudos tem caído gradativamente.

* Distúrbios de sono e de alimentação, agitação fora do comum, irritabilidade, fadiga momentânea, dores musculares e lapsos de memória são sintomas de alerta. Eles podem ser consequência de uma exposição exagerada a informações e, mais do que isso, de uma má administração dessas informações.

* Apesar de ler, ler e reler sobre determinado assunto, você percebe que não absorve nada (ou muito pouco) dos conteúdos.

* Você começa a digitar (ou ler) palavras com letras trocadas e qualquer ruído o irrita -sinal de que sua capacidade de absorção está se esgotando. Nesse caso, se for possível, pare o que estava fazendo e recomece depois de alguns minutos de descanso ou, de preferência, de um cochilo.


Texto Anterior: Informação demais e mal-administrada faz mal
Próximo Texto: Montanha de números
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.