São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

UROLOGIA
"Nas últimas relações sexuais com meu marido, percebi que o pênis dele estava com bolinhas brancas na ponta. Ele me disse que desde jovem tem isso e que o médico falou que são glândulas sebáceas. É verdade? Por que aparecem e desaparecem?"
R.A.F., São Paulo

Segundo o urologista Marjo Perez, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, para fazer o diagnóstico correto seria necessário realizar exames médicos. Mas, com base nas informações fornecidas, ele cita algumas possibilidades. "As glândulas sebáceas não aumentam a não ser que tenham cistos. Se for isso e estiver incomodando, o paciente pode recorrer a tratamento. As bolinhas também podem ser papilas dérmicas, pequenas formações que existem naturalmente na borda da glande e, eventualmente, aumentam pelo traumatismo do ato sexual." Outras hipóteses citadas por ele são candidíase (uma micose) ou doença causada pelo HPV (papilomavírus), que gera pequenas verrugas.

CORREIO
"Adorei a reportagem "Saúde na Panela" [ed. 13/4], com Késia Quintaes. Quero parabenizá-los por tantas reportagens e dicas interessantes, que sempre acompanho e nas quais me inspiro. Vocês promovem a saúde e a boa informação."
Octávio Weber Neto, São Paulo

"Sempre leio artigos de Rosely Sayão e recorto para minhas quatro filhas casadas e mães dos meus dez netos. É uma beleza quando uma profissional de saúde mental de nome aborda questões cruciais de forma responsável e construtiva."
Elben M. Lenz César, Viçosa/MG

"Parabenizo a colunista Anna Veronica Mautner pelo artigo "A geração dos mexe com" [ed. 20/4]. Sou do Centro Universitário Newton Paiva e achei muito interessante divulgá-lo aos nossos alunos."
Juliana Duarte, Belo Horizonte


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: O tempo urge
Próximo Texto: Ingrediente: Calorias da pizza variam com o sabor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.