São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Bebês organizam imagens desde cedo

Pesquisadores ingleses revelaram que a capacidade que o ser humano tem de organizar imagens aparece mais cedo do que se imaginava. Cientistas de duas universidades, a de Reading e a London South Bank, mostraram que, com apenas quatro meses de idade, os bebês são capazes de agrupar as informações visuais de pelo menos três maneiras: de acordo com o brilho, com a forma e com a proximidade.
O estudo acompanhou 63 bebês -dos quais 43 ficaram nas pesquisa dos dois aos oito meses de idade- e mostrou que o agrupamento de objetos em relação ao brilho é o primeiro a aparecer: aos dois meses. As outras duas habilidades surgem aos quatro meses. Antes, acreditava-se que a capacidade de identificar os objetos pela forma, por exemplo, só surgisse entre os seis e os sete meses.
Além de estudar o desenvolvimento de bebês saudáveis, os cientistas queriam entender melhor o que acontece com quem tem problemas relacionados a essas habilidades.

ATENÇÃO VISUAL
Os pesquisadores também descobriram que os dois tipos de atenção visual pelos quais os bebês costumam ser classificados -longa (olhar fixado mais tempo em determinado objeto) e curta (atenção visual alterada rapidamente)- não são estáveis, como se imaginava. Isso significa que uma mesma criança pode apresentar os dois comportamentos alternadamente

GENE FATAL
Um estudo publicado no último domingo na "Nature Genetics" registrou a descoberta de um gene que está envolvido na predisposição de algumas pessoas a ter um ritmo cardíaco anormal -alteração que é uma das causas da morte súbita. O gene, chamado NOS1AP, influencia o intervalo QT (tempo de uma contração ventricular, normalmente de 0,3 segundo). Enquanto em pessoas normais esse intervalo é constante, em quem tem predisposição à morte súbita ele é muito longo ou muito curto.

MARATONANDO
As aventuras de um jornalista que participa de maratonas em belos e desafiadores percursos podem ser conferidas no livro "Maratonando - Desafios e Descobertas nos Cinco Continentes" (Record, 208 págs., R$ 30,90), de Rodolfo Lucena, editor de Informática da Folha. O lançamento será no dia 9, às 19h, na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, São Paulo, tel. 0/xx/11/3170-4033).

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte de mulheres com mais de 35 anos


Texto Anterior: Ambiente: Caminhos de volta
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: A confusa conquista da autonomia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.