São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que a criança pode aprender com a ida a papelarias e livrarias

Responsabilidade
Os materiais escolares são as primeiras "posses" que a criança leva para fora do ambiente doméstico. Os pais podem aproveitar a oportunidade para estimular a responsabilidade e a organização, orientando a criança a cuidar bem do que é dela.

Valor financeiro
Se acompanhar os pais nas compras, a criança começa a entender a relação entre dinheiro, consumo e realidade. Para isso, os pais devem deixar claro o que é necessário e indicar os limites financeiros, mostrando o que o filho pode ou não comprar.

Noção de durabilidade
Os pais podem estabelecer "vida útil" para o material: o fichário é para o ano todo, um caderno de cem folhas deve durar pelo menos quatro meses e assim por diante. Com isso, a criança aprende a não desperdiçar.

Vantagens do empréstimo
Se os pais estimulam a troca de livros com os colegas, por exemplo, a criança ganha a oportunidade de conhecer mais histórias. Além disso, começa a aprender a cuidar do que não é dela.

Aceitar diferenças
Conviver com estudantes que possuem menos ou mais objetos escolares do que ela auxilia a criança a entender a diversidade do mundo que a cerca, preparando-a para a realidade fora dos muros da escola.


Fontes: Anita Lilian Zuppo Abed, Rosely Sayão, Silvia Gasparian Colello e Thereza Pagani


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Outras idéias - Gustavo Ioschpe: É possível ser rico e feliz?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.