UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Café com pintado

O café sai facilmente do bule para atuar como ingrediente principal de biscoitos, bolos e outras guloseimas açucaradas. Já nas receitas de pratos salgados não se pode dizer o mesmo. Para difundir no Brasil o uso alternativo do café na culinária, a Associação Brasileira da Alta Gastronomia lança um concurso para premiar a melhor receita de prato salgado feita com o fruto torrado e moído ou na forma de bebida (informações pelo tel. 0/xx/11/3032-9947). E, para inspirar, "Alecrim" traz uma receita do presidente da entidade, o chef Jorge Monti.

Carpaccio de pintado ao vinagrete de café

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Calorias (por porção): 240; carboidratos: 13 g; proteínas: 26 g; lipídeos: 10 g

Ingredientes (para 4 pessoas)
Para o peixe: 400 g de pintado defumado fatiado fino, 1 ovo cozido picado fino, 4 colheres (sopa) de tomate cortado em cubos, 4 folhas de alface crespa, 24 gomos de mexerica e 1 colher (sopa) de cebola francesa picada fina. Para o molho: 4 colheres (sopa) de café frio, 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, 1 colher (chá) de mostarda tipo alemã, 1 colher (chá) de açúcar, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva e sal e pimenta-do-reino a gosto.

Como fazer
Em um prato de 30 cm, espalhe 100 g do peixe em fatias e coloque no centro uma folha de alface dividida em duas; por cima, disponha os cubos de tomate e, em volta de tudo, 6 gomos de mexerica. Prepare o molho misturando todos os ingredientes. Despeje 1 colher de molho por cima e outra nas laterais do prato. Enfeite com cebola francesa e ovo cozido. Repita o procedimento para as outras porções. O pintado pode ser substituído por outro peixe, como salmão defumado ou atum. Receita de Jorge Monti de Valsassina.


Texto Anterior: Síndrome X indica risco de problema no coração
Próximo Texto: Capa 05.06
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.