UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguradoras premiam cautela dos mais velhos

A prudência que os idosos geralmente demonstram ao dirigir, que irrita os mais novos e os estressados no trânsito, é valorizada pelas companhias de seguro. Motoristas da terceira idade podem pagar até a metade do preço que é cobrado de um jovem, tendo o mesmo carro e rodando na mesma região.
A Porto Seguro, por exemplo, justifica seus descontos para idosos por considerá-los mais cuidadosos. A incidência de idosos que recorrem à seguradora é de 6%; entre os segurados com menos de 24 anos, é de 12%.
Além da cautela, outro aspecto valorizado pelas seguradoras é o uso do automóvel. Como muitos idosos são aposentados, eles usam seus veículos fora dos horários de pico, dirigem sem pressa e rodam menos.
Os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também são favoráveis aos motoristas mais velhos: dos 136.445 acidentes registrados em 2000, só 6% foram cometidos por motoristas com mais de 55 anos, enquanto 26% tinham por trás do volante alguém com 24 anos ou menos.


Texto Anterior: Facilite o adeus ao volante
Próximo Texto: MIT pesquisa necessidades dos idosos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.