UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIT pesquisa necessidades dos idosos

Nos Estados Unidos, está crescendo a preocupação com os idosos que dirigem. Em 2020, toda a geração do "baby boom" -nascida logo após a Segunda Guerra, quando a taxa de natalidade deu um salto significativo- chegará aos 70 anos.
No MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês), um dos principais centros de pesquisa do mundo, existe até um projeto voltado aos motoristas da terceira idade. É o Driver 2020 Consortium, do AgeLab, um laboratório que desenvolve tecnologia para melhorar a qualidade de vida na terceira idade.
O objetivo do projeto é entender as necessidades, a capacidade e o comportamento do motorista mais velho. O AgeLab produziu ainda uma publicação sobre idosos, direção, demência e Alzheimer, que pode ser consultada, em inglês, na internet (www.thehartford.com/alzheimers).
A Hartford Finantial Services, parceira do AgeLab, desenvolveu um modelo de contrato informal para ajudar quem precisa convencer um idoso a parar de guiar. Nele, o idoso designa, por escrito, uma pessoa de confiança que se torna responsável pela decisão sobre o momento de abandonar o volante.


Texto Anterior: Seguradoras premiam cautela dos mais velhos
Próximo Texto: outras idéias - mario sergio cortella: A lógica do tubarão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.