UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeromodelismo Aprender conceitos de física, aerodinâmica e matemática de uma forma divertida. O curso de aeromodelismo de controle remoto até ajuda adolescentes com dificuldade nessas matérias, dizem os instrutores. Os alunos aprendem a montar e projetar seu próprio modelo de madeira motorizado. Em cada fase, é mostrado na prática como funciona um avião e o que o faz voar. Noções e técnicas de vôo são treinadas em simuladores eletrônicos, feitos por meio de jogos de computador. Para maiores de 12 anos. Duração: três meses.

Animação Os alunos saem desse curso profissionalizante com uma fita de vídeo com o desenho animado que produziram. Aprendem a desenhar personagens e cenários, além de técnicas de animação. A partir de um roteiro, também criado por eles, é feita a finalização em computador. Desenvolve principalmente a criatividade. A capacidade de abstração também é treinada, pois os alunos têm de imaginar todo o movimento dos personagens antes de criá-los. Para maiores de 15 anos. Duração: um ano.

Arco-e-flecha Melhorar a concentração, o autocontrole e se divertir longe dos eletrônicos são alguns dos benefícios da prática de arco-e-flecha. O esporte caiu no gosto da garotada com o filme "O Senhor dos Anéis", que exibe várias cenas de luta com as flechas. No curso, trabalha-se também postura, já que é preciso manter o corpo totalmente ereto. Para maiores de oito anos. Duração: três meses, em média.

Arraiolo O resgate dessa antiga técnica de tapeçaria pode ajudar os superestimulados pimpolhos a desenvolver a capacidade de concentração. O curso é mais procurado pelas garotas, que se divertem criando bolsas, pulseirinhas, coletes e diferentes acessórios. Para maiores de dez anos. Duração: três aulas.

Bijuteria Valorizar o artesanato e o trabalho manual com peças confeccionadas pelos próprios alunos é um dos benefícios do curso de bijuteria, que utiliza materiais diversos como cristais, miçangas e muranos. Para maiores de dez anos. Duração: três aulas.

Brinquedos e construções Estimular a reciclagem e o reaproveitamento de materiais fabricando os próprios brinquedos é a idéia do curso, que usa papelão, arame, latinha de alumínio e garrafas plásticas para construir cata-ventos, carrinhos de lata e até uma minimontanha-russa de bolinha de gude feita com papel-cartão -trabalho de finalização de curso. Para jovens dos dez aos 13 anos. Duração: quatro meses.

Cenografia Como representar o imaginário e entender como são projetados os cenários de teatro e TV é o que se aprende no curso. São utilizados materiais como madeira, tecido, papelão e sucata. Para maiores de 16 anos. Duração: quatro meses.

Cerâmica - modelagem e torno Estimular a criatividade com a mão no barro. A atividade de modelar estimula também a coordenação motora e ajuda a desenvolver a auto-estima dos pequenos artistas, que percebem sua capacidade de criar. Eles produzem vasos, pratos e jarras, entre outros. Para maiores de sete anos. Duração: cinco meses.

Decoração e design Esse pode ser um assunto de interesse de crianças também. Os pimpolhos aprendem a desenhar objetos, por meio de formas geométricas básicas, e usam técnicas de jogos de luz e de sombra. Para crianças de nove a 11 anos. Duração: dez meses.

Engenhocas Qual o sonho da criança? Construir um avião? Um barco? No curso, o aluno é quem diz o que pretende construir. O projeto é realizado com a orientação de instrutores. A escola ensina a cortar e a preparar os diversos materiais e a mexer com as ferramentas. Para maiores de cinco anos. Duração: de dois a três meses.

Escultura Dar forma a arames ou a chapas galvanizadas, criando objetos de arte bi ou tridimensionais e com referência na arte contemporânea. São ensinadas técnicas de corte, solda e pintura para fazer esculturas, quadros e utilitários em geral. Quem quiser pode usar outros materiais, além do ferro, como madeira e pedra. Para maiores de 14 anos. Duração: quatro meses.

Faiança Um curso de desenho e pintura diferente, em que as pinceladas são dadas em faiança -louça de barro esmaltado ou vitrificado. Se quiser, o aluno aprende a modelar as peças. Para maiores de sete anos. Duração: cinco meses.

Foguete Brincar de inventor e entender princípios de física pode ser muito divertido. Os foguetes ensinados sobem até 100 m de altura. São feitos de garrafas plásticas e revestidos com cartolina. Para fazê-los decolar, o truque é encher metade da garrafa com água e metade com ar comprimido. A criançada também assiste a uma apresentação, repleta de efeitos especiais e muita música, em que um cientista explica tudo sobre estrelas, cometas e planetas. Para crianças de três a dez anos. Duração: quatro horas.

Fotografia Perceber a imagem, as sombras e o jogo de luz do ambiente é um pouco do que se aprende no curso básico (o mesmo ensinado a adultos). O conhecimento da máquina fotográfica e dos procedimentos da revelação e ampliação fazem parte do programa. Para maiores de 14 anos. Duração: de quatro meses (na Abra) a um ano (na Panamericana).

Gastronomia Aventurar-se pela cozinha é um dos prazeres da garotada, que vive querendo ajudar o adulto ou, no mínimo, beliscar na panela. Há cursos que ensinam os primeiros passos. Um chef acompanha os alunos, orientando-os no preparo das guloseimas. O manuseio do forno e do fogão fica por conta do instrutor. No final, a recompensa: toda a produção é degustada. Para maiores de cinco anos. Duração: de duas a três horas.

Grafite Estimular o jovem a refletir sobre o ambiente do ponto de vista da poluição visual faz parte do currículo. O curso ensina técnicas de desenho e de caricatura e história da arte e expõe tendências internacionais do "grafitismo". Normas de segurança, como o uso de máscara protetora, não são esquecidas. Para maiores de 14 anos. Duração: um ano.

História em quadrinhos - mangá Pokémon, Dragon Ball e todos os heróis de quadrinhos japoneses podem ser desenhados por aprendizes de cartunistas no curso de mangá. A partir de figuras geométricas, crianças e adolescentes são estimulados a produzir personagens e histórias, deixando a imaginação rolar solta. Para os efeitos visuais, tinta guache, nanquim, retículas e até mesmo colorização por computador. Para maiores de sete anos. Duração: um ano.

Iquebana Despertar a sensibilidade, elevando os sentimentos de respeito ao ser humano e à natureza, é um dos princípios do curso de iquebana, arte milenar japonesa cuja técnica consiste em arranjar galhos e flores naturais em harmonia com vasos e com o ambiente. Segundo os especialistas, a disposição das flores e dos galhos modifica a atmosfera do ambiente, trazendo tranquilidade e aflorando a paciência e a tolerância das pessoas. Para maiores de 11 anos. Duração: um mês, em média.

Marcenaria O aluno cria e monta seu brinquedo, constrói um banquinho, um porta-CD ou o objeto que desejar. Para tanto, ele aprende a lixar a madeira, a medir, a calcular, a desenhar o que quer construir e, montada a peça, a envernizá-la ou pintá-la. Para maiores de sete anos. Duração: anual.

Marchetaria Transformar peças sem uso ou laminados e sobras de madeira por meio da marchetaria é uma forma de estimular os jovens a valorizar os recursos naturais. No curso, o aluno aprende a identificar os tipos de madeira, as cores e texturas e a compor figuras geométricas em uma caixa de superfície plana, que pode se transformar em uma bandeja ou em um porta-retratos, por exemplo. Para maiores de 14 anos. Duração: dois meses.

Moda O curso propõe ao aluno criar peças exclusivas e fazer a própria moda. Combinar cores e acessórios, assim como transpor para o papel texturas de tecidos e modelos de roupa são algumas das habilidades desenvolvidas durante o curso. Para crianças de nove a 11 anos. Duração: dez meses.

Oficina de instrumentos As crianças são iniciadas na musicalização de uma maneira diferente da tradicional, que apresenta a elas os instrumentos prontos para serem usados. No curso, elas é que fabricam os instrumentos, todos com material reciclável. Os de sopro, por exemplo, são feitos de lata e bexiga. Durante o curso, a criançada aprende também a produzir sons com o corpo, por meio de palmas ou batidas na coxa e no braço. Para crianças de cinco a 11 anos. Duração: seis meses.

Origami Dobrando apenas uma folha de papel é possível formar pássaros, casas ou uma flor. As técnicas de origami oferecem uma série de possibilidades de formas, que dependem apenas da criatividade do aluno. O aprendizado de origami ajuda a desenvolver a capacidade de atenção e de memorização e eleva a auto-estima da criançada. Para maiores de sete anos. Duração: dois meses.

"Snorkeling" Mais do que aprender a mergulhar com "snorkel", os alunos aprendem, por meio de vídeos e slides, a reconhecer a fauna e a flora marinhas, o que inclui criaturas que representam riscos. Procedimentos de mergulho com "snorkel" são treinados na piscina antes do "batismo" -o primeiro mergulho no mar. Também há cursos para crianças e adolescentes que desejam aprender o mergulho autônomo, com cilindro de oxigênio. A profundidade máxima permitida para as crianças é de dois metros, sempre acompanhadas de um instrutor. Para as duas modalidades, é necessário saber noções básicas de natação e de flutuação. Para maiores de oito anos. Duração: oito horas de aula, mais o batismo.

Teatro Engana-se quem pensa que o curso de teatro só ensina técnicas de interpretação. Com aulas de música, dança, artes plásticas, circo e até capoeira, oferecidas por algumas escolas, os alunos aprendem a se conhecer e a conhecer o próprio corpo. Desenvolvem a capacidade de imaginação, de criação e de reflexão, a coordenação motora e a confiança no companheiro de palco. Eles também são estimulados a cantar, a compor músicas e a tocar instrumentos. Escolher figurino e cenário, ajudando inclusive na montagem, faz parte do currículo. As crianças são divididas por faixas etárias e têm acompanhamento psicológico. No final de cada ano, há uma apresentação do grupo. Para maiores de quatro anos. Duração: um ano.


Texto Anterior: Cursos fogem dos temas clássicos e educam
Próximo Texto: Onde
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.