São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Campanha alerta sobre doenças da voz

Como os problemas vocais não causam dor aguda ou sintomas que chamam a atenção imediatamente, pouca gente cuida deles. Mas pigarros e dores de garganta constantes, rouquidão por mais de 15 dias e incômodo ao engolir alimentos são alguns sinais de que a saúde vocal pode está comprometida.
O alerta é da ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz), que promove, entre 11/4 e 16/4, a Campanha Nacional da Voz. Com o tema "Afine a sua saúde, cuide da sua voz", o evento será realizado em 700 centros de saúde do país. Palestras e cursos gratuitos darão orientações à população leiga sobre como cuidar bem da voz. A representante da campanha será a atriz Andréa Beltrão (foto).
O uso inadequado e abusivo da voz e o fumo são as principais causas de problemas vocais. O Brasil está entre os países com maior incidência de câncer de laringe -15 mil casos são diagnosticados por ano, mais da metade fatais. Informações: www.ablv.com.br; tel. 0/xx/11/5052-9515.

PARKINSON
Também em 11/4, quando se comemora o Dia Internacional do Parkinsoniano, será realizada a Campanha Nacional de Parkinson, promovida pela Academia Brasileira de Neurologia. Serão montados 20 postos de atendimento, em 11 cidades, para esclarecer à população sobre os riscos, os sintomas e o tratamento da doença. Informações: www.abneuro.org; 0/xx/11/5084-9463

ACESSIBILIDADE
Começa hoje a 5ª Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), voltada para portadores de deficiência. Além da exposição de produtos feitos para esse público, haverá palestras -sobre temas como esporte (foto) e mercado de trabalho- e desfiles de moda com roupas criadas com base na ergonomia. O evento, que será no Centro de Exposições Imigrantes (rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo), é gratuito e vai até 9/4. Informações: www.reatechvirtual.com.br.


Texto Anterior: Domínio do corpo: Gyrotonics combina alongamento, fisioterapia e musculação
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Que cidadania é essa?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.