São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

O motivo da cólica

Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
Há barrigas femininas que parecem ser praticamente imunes às cólicas menstruais. Mas existem muitas mulheres que sofrem todo mês. Segundo o ginecologista Cláudio Basbaum, quem convive com o problema costuma ter maior produção de prostaglandina, substância cuja função é induzir o parto, mas que também provoca dor. "Essa é a causa mais comum, mas a dor pode ser sintoma de algo mais grave, como um mioma. O ideal é procurar a orientação médica."

Derrubado pelo tempo

Matthias Bein/Reuters
Como se não bastasse causar rugas, flacidez, manchas na pele e marcas de expressão, o envelhecimento pode "derrubar" o nariz! Com o passar dos anos, o osso que sustenta essa saliência facial é reabsorvido pelo organismo, fazendo com que a ponta do nariz "caia", explica a cirurgiã plástica Vera Jardim. "É como se a face fosse para trás." Outro efeito desse "recuo" é a impressão -falsa- de que o nariz, depois de uma certa idade, começa a crescer.

Caloria dos vegetais

Osmuzd Alves/Folha Imagem
Existe uma fórmula para distinguir os vegetais mais engordativos dos menos calóricos. Se o alimento nasce debaixo da terra, integra o primeiro grupo. É o caso das raízes, como a cenoura, e dos tubérculos, como a batata e a mandioca. Já os vegetais que ficam acima da terra, como a abobrinha, o pepino e o chuchu, são menos engordativos. "Eles possuem maior quantidade de água e menor quantidade de carboidratos", diz a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri.


Texto Anterior: Modos: Como não bufar no trânsito?
Próximo Texto: Poucas e boas: Medicamento diminui colesterol e triglicérides
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.