São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Uma tradição das arábias

No século 19, libaneses e sírios reservavam o "samak tajen" (peixe ao forno, em árabe) ao molho "taratour" para ocasiões especiais, pois nem sempre era fácil obter peixe fresco. O frescor é importante até na hora de comer: o prato é servido frio ao lado de outras iguarias cujo sabor também é realçado pela temperatura ambiente, como tabule (salada com trigo), homus (pasta de grão-de-bico) e quibe cru.

Peixe ao "taratour" ("samak tajen")

Calorias: 91,4; carboidratos: 0,5 g; lipídeos: 8,7 g; proteínas: 2,8 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Ingredientes (para 8 porções)
Para o peixe: 2 kg de peixe inteiro (badejo, robalo ou cherne); 500 ml de óleo de gergelim; 250 g de nozes divididas ao meio; 4 cebolas grandes; 4 limões graúdos; 1 maço de coentro, 1 xícara (chá) de azeite e sal e pimenta-síria a gosto. Para o molho: 100 g de pasta de gergelim ("tahinne"), 1 dente de alho socado, suco de limão, sal e « xícara de água. Para o molho "taratour": 100 g de pasta de gergelim ("tahinne"), 1 dente de alho socado, suco de 2 limões, uma pitada de sal e 1/2 xícara de água.

Como fazer
O peixe: limpe o peixe ou compre-o já limpo, mantendo a cabeça, a pele e o rabo. Lave-o com o suco de um limão. Faça um tempero com a pimenta-síria, o óleo de gergelim, suco de 2 limões e o coentro. Regue o peixe com esse tempero e deixe-o na marinada por duas horas, na geladeira. Enquanto isso, corte as cebolas em rodelas e frite-as no azeite. Reserve-as. Passadas as duas horas, retire o peixe da geladeira e cubra a cabeça e o rabo com papel-alumínio por uma questão de estética. Em forno preaquecido a 190C, coloque o peixe para assar por aproximadamente 25 a 30 minutos, sempre regando-o com o molho. O molho "taratour": junte todos os ingredientes e misture-os até ganhar a consistência de uma pasta rala. A montagem: para servir o peixe, retire cuidadosamente a pele e deixe-o esfriar. Cubra-o com o molho "taratour", as cebolas douradas, as nozes e algumas rodelas de limão. Receita do chef Samir Moysés, do restaurante Folha de Uva.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.