São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Abraço para aquecer
Quem gera calor é o corpo, não as roupas. Se você estiver com muito frio, vale mais a pena abraçar alguém cuja temperatura esteja mais alta do que se soterrar em cobertores. "O corpo produz calor para manter sua temperatura por volta dos 36C", diz o clínico-geral Jacob Faintuch, do Hospital das Clínicas (SP). O contato físico transfere um pouco dessa energia.

Devagar na descida
Quem corre deve resistir à tentação de pegar carona na lei da gravidade e ganhar velocidade nas descidas. No plano, o impacto com o chão corresponde a duas vezes o peso corporal. Na descida, esse valor pode aumentar ainda mais. "O ideal é optar por terrenos menos duros e diminuir a velocidade", diz Ricardo Nahas, presidente da Soc. Bras. de Medicina do Esporte.

Espelho do corpo
O estado das unhas às vezes funciona como um alerta de que algo não vai bem em outra parte do corpo. Unhas com estrias verticais e que descamam, por exemplo, podem ser sinal de distúrbios na tireóide. Já as constantemente arroxeadas podem estar associadas a problemas cardíacos, explica a dermatologista Denise Steiner.



Texto Anterior: Modos: Você cumprimenta os colegas de trabalho?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.