São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Perigos do inseticida
"Gostaria de saber se os inseticidas de tomada causam danos à saúde. Uma amiga médica relatou que vários exames constataram, em sua mãe, uma diminuição violenta de glóbulos brancos devido à utilização desses produtos."
Antonietta Petrilli, São Paulo, SP

Os inseticidas de tomada geralmente contêm substâncias químicas da classe dos piretróides. Eventualmente, eles podem afetar a pele e causar neurite periférica (inflamação dos nervos), explica o médico José Mauro Kutner, coordenador do serviço de hemoterapia do hospital Albert Einstein (SP). Segundo ele, a diminuição de glóbulos brancos não é habitualmente descrita como efeito colateral do uso de piretróides. De qualquer forma, a utilização desses produtos exige cuidado, porque eles são potencialmente tóxicos, diz Kutner. Deve-se evitar ficar muito próximo do aparelho, seguir rigorosamente as instruções da embalagem e, se houver suspeita de que alguém possui sensibilidade ao produto, é melhor suspender o uso.

Xampu inocentado
"É verdade que as substâncias do grupo dos lauril-éter-sulfatos, usadas como espumantes nos xampus, são cancerígenas?"
José Clauver de Aguiar Junior, Macaé, RJ

Há anos, o lauril-éter-sulfato vem sendo utilizado pelas indústrias farmacêutica e de cosméticos em todo o mundo. Essa substância age como conservante e estabilizador. "Até o presente momento, não há comprovação científica de que, nas concentrações utilizadas atualmente, ele cause danos à saúde", afirma o dermatologista Guilherme de Almeida, do hospital Sírio Libanês (SP).

Manchas na língua
"Há uns seis meses, apareceram manchas bem avermelhadas na minha língua. No início, elas só apareciam quando eu comia algo com um pouco mais de tempero e sumiam no dia seguinte. Agora, mesmo sem comer nada diferente, elas aparecem. O que pode ser isso? Que especialidade médica devo procurar?"
Nilson Gonçalves, Taguatinga, DF

Em geral, manchas na língua devem ser examinadas por um otorrinolaringologista. O mais comum é que as manchas sejam de coloração esbranquiçada ou avermelhada. "Entre as manchas brancas, as mais comuns são aquelas causadas por um fungo chamado Candida", afirma Ivan Miziara, chefe do Grupo de Doenças Orais do Hospital das Clínicas (SP). Já as manchas avermelhadas, quando são transitórias, quase sempre estão associadas a alguma irritação, como as causadas por alimentos muito condimentados, pastas de dente muito cáusticas ou excesso de álcool. "É preciso muita atenção sobre a ação irritante do tabaco, que pode causar câncer; nesse caso, a mancha avermelhada não some nem muda de local", explica Miziara.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: As plantas precisam de clorofila, o homem não
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.