São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Homem pré-histórico já comia lentilha

O trigo, a cevada e a lentilha possuem papel importante na história da alimentação: foram alguns dos primeiros vegetais a serem cultivados pelo homem. Na região onde hoje é a Síria, pesquisadores encontraram grãos de lentilha em sítios arqueológicos que datam de 9.200 a.C. a 7.500 a.C. Rica em proteína, a lentilha é um bom alimento para os vegetarianos. Na receita de hoje, ela substitui o feijão-mungo-verde, chamado pelos indianos de "mung beans". No Brasil, esse tipo de feijão é cultivado principalmente para produzir os brotos conhecidos como "moyashi".

"Mung beans" com "chutney" e iogurte

Calorias (por porção): 774,2; carboidratos: 146,8 g; proteínas: 25,6 g; lipídeos: 13,6 g

Ingredientes (para duas pessoas)
Para os "mung beans": 2 xícaras de lentilha cozida, 2 xícaras de arroz integral cozido, 1 cenoura grande cortada em rodelas ou cubos, 1 colher (sopa) de óleo de canola, 1/2 cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 colher (chá) de curry, 1/2 xícara de mussarela ralada, sal a gosto. Para os acompanhamentos: 4 bananas, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 4 cravos, 1 gengibre ralado (para o "chutney") e 1 xícara de iogurte natural desnatado.

Modo de fazer
O "chutney": cozinhe as bananas com o açúcar até que o açúcar forme uma calda. Acrescente o gengibre ralado e os cravos. Reserve. Os "mung beans": cozinhe a cenoura com sal a gosto. Refogue a cebola e o alho no óleo. Acrescente a cenoura já cozida e refogue um pouco mais. Em seguida, junte a lentilha, o arroz e o curry, misturando bem. Coloque a mistura em um refratário, cubra com a mussarela ralada e leve ao forno médio até que o queijo derreta. Sirva o prato acompanhado pelo chutney e pelo iogurte. Receita de Gilberto Angelo, roprietário do restaurante Sattva.



Texto Anterior: Peça rara: Surpreenda o tato, o olfato e a visão
Próximo Texto: Boquiaberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.