São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Carne massageada
Culinária japonesa lembra pratos à base de peixes. Mas a terra do Sol nascente também produz carne bovina de qualidade. Ela é proveniente do gado "wagyu", criado com alimentação especial e massagem. Esses cuidados resultam em uma carne saborosa e cara -1 kg chega a custar US$ 100. Por ser bem gordurosa, é classificada como marmorizada: a gordura infiltra-se entre as fibras musculares e forma desenhos parecidos com os veios do mármore. Segundo historiadores, a carne de "wagyu" impressionou os estrangeiros que chegaram a Kobe em 1868, quando o Japão abriu seus portos para o comércio internacional. Desde então, o filé de "wagyu" passou a ser conhecido como "kobe beef".

O leite do mercador
Ninguém sabe precisar quando o queijo passou a integrar o cardápio da humanidade, mas acredita-se que esse alimento seja consumido há cerca de 6.000 anos e tenha surgido por acaso. Essa hipótese é reforçada por relatos antiquíssimos de várias culturas. Um deles credita a descoberta do queijo a um mercador árabe. Após horas cavalgando sob sol forte, ele parou para beber o leite de cabra que carregava em um cantil feito de estômago de carneiro. Ao abri-lo, ele percebeu que o leite havia se dividido em uma parte líquida (o soro) e em outra sólida (o queijo). A lenda tem um fundo de verdade: o estômago de carneiro contém enzimas que coagulam o leite.

Dos seios da deusa
Base da dieta de muitos povos, o arroz tem lugar também em mitos religiosos antigos. Na Malásia (Ásia meridional), por exemplo, até hoje é realizado um festival em honra de Bambarazon, deusa da misericórdia, a quem se atribui o surgimento do arroz. Decidida a acabar com a fome dos homens, Bambarazon deitou-se sobre os pés de arroz, que até então não tinham espigas, e apertou os seios. Banhadas com o leite divino, as plantas passaram a dar grãos e se tornaram o principal alimento dos malasianos.


Texto Anterior: alecrim: Sai a carne, entra a abóbora
Próximo Texto: peça rara: Coloque os ovos no aço e a salada no acrílico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.