São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sai a carne, entra a abóbora

Difícil encontrar um brasileiro que não conheça doce de abóbora. Mas esse fruto rico em sais minerais e vitaminas A e C também é bastante consumido em pratos salgados, como o quibebe. Apesar de ter um nome bem parecido com o desse saboroso refogado, a receita de hoje é bastante original: misturada a grãos de trigo, a abóbora substitui a carne do tradicional quibe de origem árabe. Combinado com a refrescante coalhada seca, esse prato é uma boa pedida para os dias de verão.

Quibe de abóbora
Calorias (por porção): 349,83 ; carboidratos: 40 g; proteínas: 10,91 g; lipídeos: 16,16 g

Ingredientes (para 6 porções)
Para o quibe: 450 g de trigo para quibe, 200 ml de água, 350 g de abóbora cozida sem a casca e esmagada, 1 cebola inteira bem picada, raspas de casca de 1 laranja, 10 folhas de hortelã bem picadas, 10 g de canela, 5 g de cominho, 60 g de manteiga, 1 gema de ovo, sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o recheio: 100 g de escarola refogada, 200 g de ricota fresca, 60 g de uvas passas bem picadas, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Como fazer
Coloque o trigo e a água numa tigela e mexa bem até que os grãos fiquem bem inchados e hidratados, formando uma espécie de massa. Escorra a água que sobrou, acrescente os demais ingredientes para o quibe, misture bem e reserve. Em outra tigela, misture todos os ingredientes do recheio. Coloque metade da massa em uma forma retangular de borda alta, espalhando bem. Por cima, coloque o recheio e depois cubra-o com o restante da massa, formando uma terceira camada. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por mais ou menos 20 min. Depois de assado, corte em quadrados e sirva acompanhado de coalhada seca e azeite. Receita da chef Ana Soares, do restaurante Pharmacia.


Texto Anterior: s.o.s. família - Rosely Sayão: Como e quando soltar os filhos na vida
Próximo Texto: boquiaberto: Carne massageada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.