São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte Aqui

DESCONGESTIONANTE
"Usar descongestionante nasal diariamente traz algum risco ao coração? A versão pediátrica é menos prejudicial?"
MARIA APARECIDA PIRES (São Paulo)

Todo medicamento utilizado de maneira prolongada pode causar problemas. O descongestionante é um vasoconstritor que facilita a entrada de ar. Ao ser pingado no nariz, é absorvido por todo o organismo, e não apenas pelos vasos locais. Segundo Luciano Neves, otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo, pode causar sintomas como taquicardia, tremor, irritabilidade, ansiedade e insônia. A versão pediátrica é menos concentrada, por isso, para ter o mesmo efeito, é preciso usá-la em maior quantidade, o que provoca os mesmos efeitos colaterais. "Procure um médico para investigar a causa do problema, pois o descongestionante só trata o sintoma", diz o médico.

AZEITE
"Se eu fritar algo com azeite extravirgem, ele aumenta o colesterol "bom" tanto quanto ao ser utilizado em saladas?"
MÁRCIA DE ANDRADE (São Paulo)

De acordo com a nutricionista Cynthia Antonaccio, alguns estudos sugerem esse aumento do colesterol "bom", mas o maior benefício do azeite é a redução do LDL, o "mau" colesterol. Essa qualidade não é anulada com o aquecimento, pois a estrutura da gordura não sofre alteração. Já os antioxidantes se perdem no processo de fritura, segundo a nutricionista Ana Calabria.


Texto Anterior: Outras Ideias - Wilson Jacob Filho: Cuidando do cuidador
Próximo Texto: Ingrediente: Manjericão vai além da culinária italiana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.