São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Resíduos de velas são removidos facilmente

SXC
Vela traz romantismo ao ambiente, mas exige alguns cuidados


Não é recomendável utilizar produtos químicos, pois eles comprometem as superfícies

Nada como um jantar à luz de velas para trazer mais romantismo ao casal. Mas o que fazer se a parafina derreter e cair na mesa ou escorrer para o carpete, deixando uma mancha?
Em primeiro lugar, é preciso raspar toda a parafina que for possível com uma faca pequena, uma lâmina ou uma colher, tomando cuidado para não riscar o local.
Então, será necessário colocar uma superfície absorvente, como papel toalha, papel higiênico ou jornal, sobre o que restar de resíduos da vela.
Em seguida, pegue um ferro de passar roupa e aplique-o em temperatura morna sobre o papel que está posicionado em cima dos restos de parafina, até que eles derretam e sejam absorvidos pelo papel. Troque a superfície aderente na medida em que houver necessidade.
A dica serve para qualquer situação envolvendo vela derretida, tanto em tecidos quanto na madeira, no carpete etc.
Se o incidente ocorrer em pisos de pedra ou de azulejos, pode-se jogar água quente para facilitar a retirada da parafina. Nesse tipo de chão, não há motivos para se preocupar com nenhum dano.
Em geral, não é recomendável usar produtos químicos na remoção da parafina, pois eles comprometem as superfícies.
No entanto, caso haja absorção da parafina por algum móvel, como ela é um derivado do petróleo, será preciso usar um removedor de tintas, sugere George Assumpção, proprietário do centro profissionalizante de artes e artesanato Momento da Arte.


Texto Anterior: Neurociência: Felicidade fora de hora
Próximo Texto: Compare
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.