São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria

Pausa para o café

João Wainer/Folha Imagem
Copinhos descartáveis para tomar café ou chá feitos de plástico de PVC branco podem liberar substâncias tóxicas. Quem alerta é Rui de Andrade Damennhain, especialista em vigilância sanitária e diretor da Inbravisa (Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária). Segundo ele, os copos produzidos por empresas que não respeitam as especificações técnicas de fabricação soltam uma substância química tóxica (falato) ao entrar em contato com o líquido quente. "Infelizmente, existe uma grande quantidade de fabricantes que faz copos de má qualidade, que até amolecem com o calor do café", afirma. A saída mais fácil é recorrer à boa (e ecológica) xícara de vidro ou de cerâmica.

Saúde da voz

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Cantores e profissionais que dependem da voz devem estar atentos na hora de comer antes de trabalhar. Alimentos pesados e muito condimentados são de difícil digestão e impossibilitam a movimentação adequada do diafragma, causando dificuldades na respiração. Derivados do leite e do chocolate deixam a saliva mais viscosa e causam um acúmulo maior de secreção. "O cigarro é o pior inimigo, causando uma redução progressiva da movimentação da mucosa das pregas vocais. Isso deixa a voz mais grave, pesada e rouca. Além disso, os fumantes têm muito mais muco e pigarro", diz. Já a maçã é a grande aliada dos cantores por ser adstringente: facilita a limpeza da boca e da faringe e auxilia a digestão.

Círculo vicioso

John MCconnico/Associated Press
Quem tem dor de cabeça mais de duas vezes por semana não deve usar remédios analgésicos e antiinflamatórios. Para Carlos Alberto Bordini, presidente da Sociedade Latino-Americana de Cefaléia, o uso constante desse tipo de medicamento desenvolve tolerância e dependência no paciente, além de inibir os mecanismos internos de proteção contra a dor. "São drogas úteis para tomar de vez em quando, mas o abuso intensifica as crises de dor de cabeça. Hoje, o tratamento de cefaléia diária tem mais de 85% de chance de cura." Mais informações nos sites da Associação Latino-americana de Cefaléia (www.asolac.com.br) e da Sociedade Brasileira de Cefaléia (www.sbce.med.br).


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Soluções inventivas à mão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.