São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Truques fazem suflê à prova de desabamento

Se fosse tão fácil para preparar como é para comer, provavelmente o suflê seria mais freqüente na mesa dos brasileiros. Para fazer jus ao nome, esse tradicionalíssimo prato francês deve ser muito leve e fofo. Esse efeito só é obtido se o aspirante a chef tomar alguns cuidados, como explica a receita de hoje. O último segredo é sob medida para os gulosos: o suflê deve ser consumido assim que sai do forno, porque murcha muito rapidamente.

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Suflê de salmão
Calorias: 803,4; carboidratos: 37,6 g; lipídeos: 53,8 g; proteínas: 42,2 g

Ingredientes (para uma porção)
Para o bechamel: 500 ml de leite, 50 g de manteiga, 50 g de farinha de trigo peneirada, 1 colher (café) de sal e 1/2 colher (café) de pimenta-do-reino branca. Para o suflê: 4 colheres (sopa) bem cheias de bechamel, 80 g de salmão fresco cortado em fatias finas e depois em tiras, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 ovos (com claras e gemas separadas) e sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer
O bechamel: ferva o leite. Em outra panela, esquente a manteiga e misture a farinha aos poucos, sempre mexendo com uma colher de pau. Sem parar de mexer, junte o leite fervendo. Tempere com sal e pimenta e reserve. O suflê: preaqueça o forno. Em uma panela, derreta a manteiga e misture o salmão e o bechamel. Retire a frigideira do fogo e, batendo vigorosamente, acrescente as gemas uma a uma até formar um líquido grosso. A panela pode voltar ao fogo para manter a mistura aquecida, mas as gemas não podem ser cozidas. Bata as claras em neve até que fiquem bem firmes. Esse é um dos segredos do suflê: a clara batida deve ficar presa às pás da batedeira quando elas forem erguidas, sem escorrer. Acrescente as claras à mistura muito delicadamente, fora do fogo e quase em câmera lenta. Use uma escumadeira: incorpore um pouco de clara e mexa bem devagar. Repita a operação mais duas vezes até obter uma mistura homogênea. Use uma vasilha de barro esmaltado ou louça para assar o suflê. Com uma escumadeira, coloque a mistura aos poucos, sem prensar, até a massa formar um montinho acima da borda da cumbuca. Leve ao forno até o suflê crescer e o topo ficar dourado. Evite abrir o forno muitas vezes para verificar o ponto. Receita do chef Marcel, do Bistrô Marcel.


Texto Anterior: Poucas e boas: Aparelho trata artrose com sinais elétricos
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.