São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Glutamato monossódico
"Quais os efeitos do glutamato monossódico no organismo? Ele pode elevar a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares?"

Alessandra Passarelli, São Paulo, SP

O glutamato monossódico exerce diversas funções, mas é mais conhecido pela capacidade de acentuar o sabor dos alimentos. O organismo produz parte do glutamato existente no corpo. O restante é absorvido por meio do consumo de alimentos in natura, como tomate, milho, carne vermelha e pescados, e produtos industrializados ou na forma de tempero, explica Vilani Figueiredo, nutricionista da Beneficência Portuguesa (SP). Se comparadas quantidades iguais, o glutamato contém apenas um terço do sódio do sal comum de mesa, por isso é menos prejudicial à saúde. "Mesmo assim, deve-se evitar o uso excessivo, principalmente em casos de hipertensão", orienta a especialista.

Dor latejante
"Tenho 40 anos e, de vez em quando, sinto uma dor latejante atrás da orelha esquerda. Se fico nervosa ou faço um esforço físico maior, sinto como se houvesse um líquido nesse ouvido. Fui ao otorrino, mas não tenho nada no ouvido. Será caso para outro especialista?"

S. R., São Paulo, SP

Na cabeça, dor latejante geralmente indica enxaqueca, que pode ser desencadeada por vários fatores, incluindo esforços físicos, diz o neurologista Rogerio Tuma, do pronto-atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). Já dor sempre atrás da orelha esquerda sinaliza um problema local. Como o exame do otorrinolaringologista foi negativo, a sensação de líquido pode ser um sintoma de ansiedade ou um problema do nervo dessa região, que se origina na coluna cervical (pescoço). "Problemas de coluna podem desencadear dor e alterar a sensibilidade em situações em que essa estrutura é mais exigida, isto é, fazendo exercícios ou em momentos de tensão", afirma Tuma, que sugere consultar um neurologista ou um ortopedista.

Rachaduras nos pés
"As solas dos meus pés são muito secas e duras. Passo lixa de vez em quando, mas tenho rachaduras que chegam a sangrar e a doer. O que fazer para evitá-las?"

Luiz Lopes, Paranaguá, PR

A camada externa da pele -que é muito mais grossa na palma das mãos e, principalmente, na sola dos pés- pode se romper nas áreas de maior atrito, como o calcanhar, causando rachaduras e fissuras dolorosas, explica o dermatologista Murilo Drummond, professor do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas (RJ). Nesses casos, deve-se preferir calçados acolchoados e meias grossas de algodão a sandálias e chinelos. Além disso, há cremes hidratantes e curativos noturnos. O tratamento deve ser orientado por um dermatologista.


Texto Anterior: Alecrim: Truques fazem suflê à prova de desabamento
Próximo Texto: Outras idéias: Alto lá!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.