São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Adolescentes também têm vacinação de rotina

Vacinação não é coisa só de criança. A imunização de rotina em adolescentes foi um dos pontos discutidos durante o 1º Simpósio Internacional de Vacinas, que aconteceu em São Paulo, na semana passada.
A preocupação atual dos especialistas é a de que, apesar dos avanços na erradicação de doenças infecciosas, a maioria dos óbitos que poderiam ser evitados pela imunização acontecem hoje em faixas etárias avançadas. A adolescência é a época ideal para se proteger de coqueluche, meningococo, HPV, gripe e pneumococo, que têm vacinas na rede privada. É também o momento de regularizar a imunização daqueles que não foram corretamente vacinados contra hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola, tétano e catapora quando crianças. O calendário completo de vacinação indicado para adolescentes pode ser conferido no site www.sbim.org.br.
"A conscientização para a rotina de vacinação de adolescentes é muito importante. Na infância, os pais levam os filhos ao posto para vacinar. Para os adolescentes, poucos pensam nisso", diz o médico Edimilson Migovski, professor de imunização da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "A vacina de catapora, por exemplo, é fundamental para as mulheres que nunca tiveram a doença e pretendem engravidar." No dia 10/6, crianças com até cinco anos devem ser vacinadas contra paralisia infantil.

IOGA AJUDA A TRATAR O CÂNCER DE MAMA
Mulheres que tiveram aulas de ioga (foto) enquanto eram submetidas a tratamento para câncer de mama apresentaram bom condicionamento físico e declaram se sentir melhores em relação à sua saúde. A observação foi feita em estudo da Universidade do Texas (EUA).

EVENTO ABORDARÁ EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A educação inclusiva será o tema do minissimpósio promovido pela Summus Editorial e pela ONG Educação para Todos no dia 19/6, das 19h30 às 21h30, na Casa das Rosas (av. Paulista, 37, São Paulo). O evento reunirá educadores do Brasil e de Portugal e lançará o livro "Doze Olhares sobre a Educação Inclusiva" (Summus Editorial, R$ 52,90 , 320 págs.) A obra foi organizada pelo professor português David Rodrigues e aborda a escola inclusiva (foto). A participação custa R$ 20. Informações: 0/xx/11/5051-3163

ASSOCIAÇÃO COMBATE A ASMA
A Associação Brasileira de Asmáticos promoverá, no dia 11/6, em São Paulo, a 10ª Jornada contra a Asma, que pretende enfatizar a necessidade de prevenção dessa doença. O evento começará com uma caminhada às 9h, no parque Ibirapuera. Um grupo de teatro apresentará o espetáculo "Asma em Gestos", e profissionais de saúde debaterão temas ligados a opções de tratamento. Especialistas também estarão a postos para realizar avaliações da capacidade pulmonar dos participantes. Estima-se que a asma atinja 20% da população brasileira. O país é o oitavo no mundo em incidência da doença. E é neste período do ano, entre o outono e o inverno, que os problemas do pacientes asmáticos se tornam mais evidentes. Chiado, sensação de aperto no peito, tosse e falta de ar são alguns sintomas da asma.
Informações: www.abrasaopaulo.org.br

PACIENTES REUMÁTICOS DISCUTEM A DOENÇA
O Grupasp (Grupo de Pacientes Artríticos de São Paulo) promove, no dia 10/6, a 1ª Jornada de Palestras Médicas para Pacientes Reumáticos. O evento acontecerá na rua Martins Fontes, 71, São Paulo. No evento, especialistas abordarão também doenças como artrite reumatóide, artrose e fibromialgia, entre outras.
Inscrições: 0/xx/11/5574-6438

COPA REDUZ DOAÇÕES DE SANGUE
Durante os jogos da Copa do Mundo, a freqüência de doação de sangue e de plaquetas diminui em até 50%. Por essa razão, o Instituto Nacional do Câncer, no Rio, está convocando voluntários a não deixar de fazer doações nesse período com a campanha "Doar Sangue para o Inca é Dez!". As doações de sangue podem ser feitas em todo o país e são fundamentais em cirurgias.

[ !] O câncer de tireóide acomete três vezes mais mulheres do que homens; no Brasil, esse é o oitavo tipo de câncer mais comum, e estimativas apontam o surgimento de 25 mil novos casos por ano


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Ensinar a fazer perguntas certas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.