São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Homeopatia melhora ânimo de asmáticos

KARINA KLINGER - DA REPORTAGEM LOCAL

Além de atenuar sintomas físicos, como tosse e desconforto respiratório, sem causar efeitos colaterais, o tratamento homeopático melhora significativamente a qualidade de vida de crianças e adolescentes que sofrem de asma. Essa é a conclusão da dissertação de mestrado elaborada pelo pediatra e homeopata Carlos Roberto Dias Brunini, da Facis (Faculdade de Ciências de Saúde de São Paulo).
O trabalho de Brunini baseou-se em uma pesquisa feita com 51 crianças e adolescentes asmáticos com idade entre quatro anos e 12 anos, que responderam a perguntas sobre seu cotidiano: o que sentiam quando eram atendidos em prontos-socorros ou quando não podiam correr por causa das crises asmáticas, por exemplo. Baseadas no questionário francês Auquei ("Autoquestionarie de Vie Qualité Enfant Imagé", ou questionário de avaliação de qualidade de vida em crianças) e adaptadas ao Brasil pelo psiquiatra Francisco Assumpção, as perguntas têm como objetivo principal identificar o impacto da doença na vida dos pacientes.
O questionário foi aplicado em dois momentos: na primeira consulta e após 180 dias de tratamento homeopático. Comparando os resultados obtidos, Brunini constatou que 55% dos pacientes estavam mais bem dispostos e em melhor estado psicológico.
Outro aspecto positivo do tratamento homeopático foi a inexistência de efeitos colaterais, diferentemente do que ocorre quando são ministrados alguns medicamentos convencionais, como corticóides -que podem prejudicar o sistema imunológico e causar retenção de líquidos- e broncodilatadores -que podem provocar tremores e alterar o ritmo dos batimentos cardíacos.
A asma é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de secreção nos pulmões e pelo estreitamento e pela inflamação dos brônquios. As crises podem ser desencadeadas por alergias, infecções e problemas emocionais, entre outros fatores.
Criada há três anos em São Paulo, a Facis oferece tratamento homeopático gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/5084-3141.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Pedaladas sob suspeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.