São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedaladas sob suspeita
Andar de bicicleta pode aumentar o risco de disfunção erétil, sugere pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade de Boston (EUA) com mais de 1.200 homens entre 40 anos e 70 anos. Os cientistas constataram aumento da incidência de impotência entre aqueles que praticavam ciclismo e pedalavam mais de três horas por semana.

Nariz movido a hormônios
Depois de testar o olfato de 60 mulheres de 18 anos a 40 anos, pesquisadores da Universidade de Catânia (Itália) observaram que a capacidade de identificar odores é maior durante o período fértil. Depois que passaram a tomar pílula anticoncepcional regularmente, essas mulheres deixaram de apresentar o "pico" de sensibilidade olfativa.

Pânico na direção
Este lançamento da editora Ágora (tel. 0/xx/11/3865-9890) é indicado para quem sua frio só de pensar em assumir o volante de um automóvel. Em "Dirigir sem Medo" (128 págs., R$ 18), Cecília Bellina, especializada em psicologia do trânsito, relata casos de tratamento bem-sucedido de pessoas que não conseguiam guiar porque tinham algum tipo de fobia.

Cafeína contra dor
Saborear café alivia mais rapidamente a dor de cabeça causada por tensão que tomar analgésico à base de ibuprofeno, concluiu estudo divulgado pela revista "New Scientist". Médicos norte-americanos verificaram que pacientes que ingeriram 200 mg de cafeína (cerca de uma caneca grande de café) relataram alívio da dor meia hora antes que aqueles medicados com ibuprofeno.

Fumaça na fertilidade
O cigarro pode adiar uma gravidez desejada. Pesquisa realizada no Instituto de Ciências da Universidade de Oxford (Reino Unido) constatou que, ao decidirem ter um filho, mulheres que fumam demoram quase dois meses a mais para engravidar que as não-fumantes.


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: Nova doença afeta o lazer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.