São Paulo, quinta-feira, 08 de dezembro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Unifesp reconstrói genitália de menino

Uma técnica recém-criada na Itália e colocada em prática pela primeira vez no Brasil no último dia 30 de novembro pode resolver o problema de meninos que nascem sem o pênis e o aparelho urinário.
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) fez a primeira cirurgia de reconstituição de pênis durante a infância na América Latina, a terceira no mundo. O paciente escolhido foi um garoto de dois anos e meio. Essa nova técnica utiliza tecidos da mucosa da boca, da bexiga e parte da pele dos testículos.
Isso acaba com um dilema familiar. Quando um menino nascia sem o pênis, seus pais tinham duas opções. A primeira era a mudança do sexo, tornando-o uma menina. A segunda, esperar que a criança chegasse à adolescência, quando era possível fazer a reconstituição. Como as chances de morte pouco depois do parto ainda são altas, os pais deixam em segundo plano os problemas psicológicos que atingem os filhos mais tarde, como depressão e suicídio.

MUDANÇA
Antonio Macedo Jr., responsável pela cirurgia no Brasil, afirma que transformar um menino em menina é um erro, já que eles nascem, na maioria das vezes, com os testículos. A nova técnica corrige tanto o problema estético quanto o mictório. "A criança cresce com o órgão genital completo e só passa por outra cirurgia ao iniciar a vida sexual, quando precisará de prótese", diz

FIBROMIALGIA
Um grupo de pessoas que sofrem de fibromialgia resolveu se reunir toda quinta-feira para oferecer amparo mútuo e partilhar informações sobre a doença. Dessa forma, pretendem que amigos e familiares saibam que sintomas como dores constantes e sonolência não são "frescuras". Os encontros gratuitos acontecem a partir das 19h30 no Colégio Bilac (r. Bertioga, 81, São Paulo). Mais informações com Vinicius de Abreu (filho de uma paciente de fibromialgia) no tel. 0/xx/11/5594-1703.

TREINAMENTO FUNCIONAL
A editora Esfera BR Mídia, com o patrocínio da revista "O2" e da Nike Free, promove o 1º Workshop Internacional de Treinamento Funcional. O evento acontece no dia 10 de dezembro, em São Paulo, e pretende tornar acessível a qualquer pessoa uma série de exercícios antes restritos apenas a atletas de alta performance. Inscrições pelo site www.revistao2.com.br/funcional.

Segundo Antonio Macedo Jr., há menos de cem casos registrados de meninos que nascem sem pênis em todo o mundo


Texto Anterior: Lazer: Raciocínio lógico
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Egoísmo e tempo para os filhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.