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São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003
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A bússola do consumidor

Um dos instrumentos de ajuda do consumidor consciente na escolha da compra é a certificação de qualidade ou reconhecimento do produto, que pode estar na forma de selo. Ela indica a responsabilidade social da empresa, a sua preocupação com o ambiente ou com a qualidade nutricional do produto.
No Brasil, há alguns certificados em alimentos. O selo Empresa Amiga da Criança assegura que não houve, direta ou indiretamente, mão-de-obra infantil no processo de fabricação do produto. Já o selo Empresa Cidadã é emitido pela Câmara Municipal de São Paulo às indústrias que apresentam os melhores balanços sociais. O Empresa Solidária vai para as que financiam o programa Alfabetização Solidária.
A inscrição Produto Aprovado SBC-Funcor é a certificação conferida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia a alimentos que não oferecem risco ao sistema cardiovascular. Voltado ao consumo infantil, o Selo de Recomendação da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) garante a qualidade nutricional do alimento.
A certificação de agricultura orgânica assegura que não houve aplicação de fertilizantes químicos ou agrotóxicos no processo de plantio. Já existem nos supermercados seções especializadas em alimentos orgânicos.
A oferta de alimentos que garantem qualidade nutricional ou social é farta e cresce a cada dia, porém ainda é grande a dificuldade do consumidor em encontrar produtos que assegurem não ter havido danos ao ambiente em seu processo de fabricação.
Mundialmente reconhecido, o certificado Fair Trade (comércio justo) garante que produtores de cacau, banana, café, chás e açúcar de países africanos, asiáticos e latino-americanos recebem um preço justo pelo que plantam, além de não causar impactos ambientais. Porém, no Brasil, não existem alimentos com o selo.


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