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A bússola do consumidor
Um dos instrumentos de ajuda do
consumidor consciente na escolha
da compra é a certificação de qualidade ou reconhecimento do produto, que pode estar na forma de
selo. Ela indica a responsabilidade
social da empresa, a sua preocupação com o ambiente ou com a qualidade nutricional do produto.
No Brasil, há alguns certificados
em alimentos. O selo Empresa
Amiga da Criança assegura que
não houve, direta ou indiretamente, mão-de-obra infantil no processo de fabricação do produto. Já o
selo Empresa Cidadã é emitido pela Câmara Municipal de São Paulo
às indústrias que apresentam os
melhores balanços sociais. O Empresa Solidária vai para as que financiam o programa Alfabetização
Solidária.
A inscrição Produto Aprovado
SBC-Funcor é a certificação conferida pela Sociedade Brasileira de
Cardiologia a alimentos que não
oferecem risco ao sistema cardiovascular. Voltado ao consumo infantil, o Selo de Recomendação da
SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) garante a qualidade nutricional do alimento.
A certificação de agricultura orgânica assegura que não houve
aplicação de fertilizantes químicos
ou agrotóxicos no processo de
plantio. Já existem nos supermercados seções especializadas em alimentos orgânicos.
A oferta de alimentos que garantem qualidade nutricional ou social
é farta e cresce a cada dia, porém
ainda é grande a dificuldade do
consumidor em encontrar produtos que assegurem não ter havido
danos ao ambiente em seu processo de fabricação.
Mundialmente reconhecido, o
certificado Fair Trade (comércio
justo) garante que produtores de
cacau, banana, café, chás e açúcar
de países africanos, asiáticos e latino-americanos recebem um preço
justo pelo que plantam, além de
não causar impactos ambientais.
Porém, no Brasil, não existem alimentos com o selo.
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