São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGREDIENTES

Vagem é pouco calórica e ótima fonte de fibras

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Originária da América Central, de onde foi levada pelos colonizadores espanhóis para a Europa e a Ásia, a vagem é uma leguminosa comum na mesa dos brasileiros. Bastante versátil, costuma aparecer fria ou quente, crua ou cozida, na forma de sopas, saladas, farofas, em refogados e cozidos ou ainda preparada em uma singela mistura com arroz.
Esse legume pertence à mesma família do feijão, da soja, do amendoim e do grão-de-bico, mas se diferencia desses alimentos por ser consumida inteira, com os grãos ainda verdes. "É um legume muito bom pela presença de fibras", afirma a nutricionista clínica Andréa Esquivel. "Uma porção de 100 gramas, o que equivale a uma colher daquelas grandes de arroz, fornece 15% da quantidade necessária de fibras por dia, que melhoram o funcionamento do intestino e dificultam a absorção de gorduras, glicose e colesterol."
Ainda de acordo com a nutricionista, não há presença significativa de vitaminas na vagem. Por isso, a forma de cozinhar o legume -seja em água, seja prepará-lo no vapor- não é relevante para preservar nutrientes. "Mas é boa fonte de potássio e pouquíssimo calórica [tem 33 calorias por 100 g] porque os grãos ainda estão verdes", explica. Para ser usada como legume, a vagem é colhida antes do amadurecimento do grão, já que, quando maduro, ela se torna dura e fibrosa.
As espécies mais conhecidas são a vagem-manteiga, comprida e achatada, de cor verde-esbranquiçada e com um fio fibroso que passa pelo sentido do comprimento; a vagem comum, de forma roliça e de cor verde mais escura, sem fibras dos lados; e a vagem de metro, mais roliça do que a comum e de cor verde intensa. O melhor período para o consumo do vegetal é entre outubro e fevereiro, quando é mais abundante e pode ser encontrado mais fresco no mercado.
Na hora de comprar, é importante escolher vagens de cor brilhante e uniforme e aspecto tenro. As sementes devem estar bem pequenas, porque, quando a vagem apresenta protuberâncias devido à presença das sementes bem formadas, é sinal de que já passou do ponto.
Em casa, elas podem ser armazenadas na geladeira em sacos plásticos por até uma semana depois da compra.


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Vagem da vovó
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.