São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exercício bem feito causa só leve desconforto

A primeira atitude para se proteger de problemas causados na atividade física é a auto-observação, segundo a fisioterapeuta Mônica Gianotti. "As pessoas confundem dor com fadiga", diz.
O cansaço muscular bom é aquele que aparece durante o exercício, apenas nas últimas repetições. A dor inofensiva pode ser sentida até 48 horas depois da realização do esforço. Não é preocupante quando se manifesta só durante a realização de movimentos cotidianos que envolvem o músculo que foi trabalhado. "É um leve desconforto, não é propriamente dor", descreve a fisioterapeuta.
Agora, quando você sentir "agulhadas", "queimação" e sensação de "travação" do movimento no ato da execução de um exercício, pode parar.
Outro sinal de alerta é quando, depois do treino, a sensação dolorida impede alguma tarefa cotidiana. "O exercício físico bem feito gera o aumento do metabolismo e suplementa o corpo com energia extra para outras atividades", diz Gianotti. O cansaço paralisante, portanto, ou aquele estado em que a pessoa se lembra que tem lombar só de se levantar de uma cadeira, indica "overtraining".
Para o ortopedista Roberto Ranzini, especializado em medicina esportiva, não há respeito à dor nas academias. "Se houvesse esse cuidado de procurar apoio médico diante de qualquer sinal, muita coisa poderia ser evitada. O passar do tempo sempre piora o prognóstico", diz. (HH)


Texto Anterior: Treino sem dor
Próximo Texto: Dia-a-Dia
Em casa: Tipos de fermento exigem cuidados diferentes na hora de usar e guardar

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.