São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

domínio do corpo

Alongamento garante flexibilidade ao corpo

karina klinger
free-lance para a Folha

As cenas são comuns: a pessoa sente calor na piscina de um clube e resolve nadar; se joga na água sem pensar duas vezes e fica lá dando braçadas por meia hora; o turista aluga uma bike das mais modernas e vai dar pedaladas ao longo da orla. Tudo isso seria perfeito se as pessoas não tivessem esquecido de dois princípios fundamentais: aquecer o corpo e alongar-se antes de atividades físicas.
Não só antes, mas o alongamento também é necessário após a malhação. Para trazer resultados, deve ser praticado com freqüência.
O ato de aquecer pode ser feito por meio do próprio exercício. Por exemplo, antes de correr, caminhe por alguns minutos; antes de nadar, dê algumas braçadas sem compromisso. A idéia é aquecer o organismo para que aumente a sua ventilação pulmonar, a freqüência cardíaca e a temperatura corporal para que ocorra uma vasodilatação e, conseqüentemente, um maior aporte de sangue para aqueles músculos que serão solicitados durante a prática do exercício.
A dica, então, é aquecer-se por cinco minutos. Em seguida, o ideal é alongar-se -a prática dura alguns minutos.
Ninguém deseja que você faça de alguns instantes uma competição particular, ou seja, nada de tentar ultrapassar os seus limites de flexibilidade. Quem não está acostumado a alongar-se, não conseguirá alcançar os pés de primeira, mas com o tempo e a prática, tudo é possível. O alongamento nada mais é do que um caminho simples e indolor para conseguir um preparo ideal para a realização de outros movimentos, relata o preparador físico norte-americano Bob Anderson em seu livro "Alongue-se" (ed. Summus).
Fazer uma série antes e depois dos exercícios traz inúmeros benefícios para quem está se exercitando. "Além de os movimentos ficarem mais soltos, o alongamento reduz a tensão muscular, previne lesões, como as mal-afamadas distensões musculares, e ativa a circulação", explica a professora de educação física Letícia Ceccon, que faz parte do projeto Marazul, centro de medicina esportiva que oferece preparo físico e acompanhamento psicológico para atletas profissionais e para pessoas preocupadas com a própria saúde.

DESLIGAR O CORPO
Alongar-se no final dos exercícios não tem a função de provocar relaxamento, mas de desligar o corpo. Os exercícios no final da atividade evitam dores porque ajudam o músculo a sair da contração e fazem com que nos livremos mais facilmente do ácido lático acumulado, que, em excesso, pode causar dor muscular e fadiga, semelhante às cãibras. Com o repouso, o sangue remove o acúmulo de ácido lático e a dor desaparece.
"No entanto, se feito de forma assídua, antes de qualquer exercício, ele vale a pena. Sem contar que apenas alongar-se já é um bom caminho, pois os exercícios melhoram a nossa flexibilidade, amplitude máxima que a articulação pode ser submetida, o que é de grande valia para as atividades do dia-a-dia", ressalta o médico fisiologista Turíbio Leite Barros, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Onde encontrar: Projeto Marazul,
tel.; 0/xx/11 3237-3939



Texto Anterior: Minha receita: Para evitar um espirro inconveniente
Próximo Texto: Para fazer antes/depois
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.