São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Exercício físico atenua estresse na menopausa

Ansiedade, depressão e estresse são alguns dos sintomas da menopausa que podem ser atenuados com a prática de exercícios físicos. É o que diz um estudo da Universidade Temple, nos Estados Unidos.
Inicialmente, os pesquisadores tentaram verificar se o aumento da atividade física poderia diminuir as desconfortáveis ondas de calor sentidas pelas mulheres nessa fase. A conclusão, entretanto, é que não há ligação entre os dois aspectos.
Apesar disso, o resultado é significativo, pois os fogachos são um problema temporário do período de transição da menopausa, diz Deborah Nelson, autora do estudo. Já os outros sintomas podem durar todo o período da pós-menopausa.
Durante oito anos, foram estudadas 380 mulheres, que faziam caminhadas de 15 a 90 minutos por dia, até cinco vezes por semana. No início do estudo, as participantes tinham, em média, 42 anos, e ainda não estavam na menopausa. Ao final da pesquisa, no entanto, mais de metade dessas mulheres já apresentavam fogachos, sintoma típico dessa fase.
A surpresa foi descobrir que, para diminuir o estresse e a ansiedade da menopausa, não é preciso fazer muita atividade física -a caminhada é o suficiente.

Alimentação e depressão pós-parto
O desequilíbrio no consumo de ácidos graxos pode levar à depressão pós-parto. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a ingestão de mais de 9 g de ômega 6 para cada 1 g de ômega 3 eleva sete vezes o risco da doença. São indicados legumes, folhas verde-escuras, frutas, grãos e peixes. Deve-se evitar itens industrializados, que têm mais ômega 6.

Eventos unem cinema e psicologia
O Hospital e Maternidade São Cristóvão retoma neste mês o projeto "Bate-papo no cinema". No dia 14, das 9h às 12h, será apresentado o filme "Rain Man", seguido de debate. As sessões são gratuitas e têm vagas limitadas. Tel.: 0/xx/11/6129-7617.

Aulas para a terceira idade na Metodista
A Universidade Metodista de São Paulo está com inscrições abertas para a Universidade Livre da Terceira Idade até o dia 8 de fevereiro. Entre os cursos oferecidos estão musicoterapia, psicologia social, direito, espanhol, informática e nutrição -todos gratuitos. Inscrições no campus Vergueiro (av. Senador Vergueiro, 1.301, São Bernardo da Campo, SP). Tel.: 0/xx/11/4366-5600.



Texto Anterior: Salada de folhas com aspargos e vinagrete de óleo de macadâmia
Próximo Texto: Anna Veronica Mautner: Escola: fábrica de cidadãos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.