UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aventura para a cabeça

"O maior benefício da corrida de aventura é mental, e não físico", afirma o médico especialista em medicina esportiva Clemar Correa da Silva. "A prova em si não traz nenhum benefício físico imediato ao praticante. O que faz bem para o corpo é um treinamento sistemático e metódico para a prova", diz o médico.
Você até pode participar de uma disputa sem nunca ter entrado numa academia, mas vai ficar em desvantagem. O ideal é treinar duas ou três vezes por semana para ganhar resistência física e evitar parte dos acidentes de percurso.
Pelas próprias características do esporte, tem de haver um razoável nível de dificuldade. Dessa forma, é comum o competidor sofrer arranhões nas pernas causados por espinhos de plantas, torcer o pé numa pedra solta, ralar o joelho fazendo rapel ou ver os pés se encherem de bolhas por caminhar com o calçado molhado durante horas. São os ossos do ofício.
Para terminar bem a brincadeira, o segredo é nunca passar do próprio limite. Afinal, o objetivo não é tirar atestado de super-homem, e sim habilitar pessoas que gostam de esportes de aventura a praticá-los com segurança para se divertirem.
Portanto não adianta fazer uma corrida de aventura para emagrecer, por exemplo, embora você nunca queime menos que 700 calorias em sete horas de prova, para aumentar sua capacidade aeróbica ou pensando em prevenir infartos.
À medida que você vai tomando gosto pelo esporte e procura uma academia para fazer um programa de condicionamento físico, vai sentindo melhora geral na parte física. E, para evitar acidentes nas corridas, uma série de cuidados costumam ser tomados pelos organizadores. Além de assistência médica permanente, conforme o lugar onde a prova é disputada, um helicóptero dá apoio para transporte de eventuais feridos. E toda equipe tem de carregar um kit de primeiros socorros, que inclui até telefone celular para casos de emergência.


Texto Anterior: Tralhas para trilhas
Próximo Texto: Mãe-coragem, mãe-aventura
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.