São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Estômago barulhento
"Por que, quando tomo cerveja, no outro dia acordo com uma sede tremenda e o meu estômago fica fazendo um barulho estranho?"
Ivanete Garcia Ribeiro, São José do Rio Preto, SP

É bastante comum a sensação de muitos gases e barulho no abdômen após a ingestão de bebida alcoólica. "O álcool provoca um aumento da motilidade do intestino delgado, o que frequentemente provoca diarréia", explica o clínico-geral Maurício Daniel Gattaz, do pronto atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). Além disso, o álcool diminui a absorção de água pelo intestino e aumenta a diurese. Segundo o médico, isso justifica a sensação de boca seca e o aumento da sede.

Escolha de cosméticos
"Não faz muito tempo, tínhamos no mercado pouquíssimos cremes preventivos, anti-rugas. Hoje, todas as marcas produzem todos os tipos de creme, para todos as idades e todos os tipos de pele. Que critérios devemos adotar para comprar e utilizar tais cremes? Já ouvi dizer também que eles quase nada adiantam."
L. A. T., via e-mail

Atualmente, existe um ramo da indústria cosmética que produz os chamados cosmecêuticos, produtos com ingredientes que ajudam a tratar a pele, agindo principalmente na prevenção dos efeitos do envelhecimento, afirma a médica Lúcia Arruda, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo. O primeiro fator a ser levado em consideração é o tipo de pele: quem tem pele seca deve usar cremes; já pessoas com pele oleosa devem preferir os produtos em gel. Para escolher o produto mais adequado, é conveniente pedir ajuda a um dermatologista. "Esse especialista poderá indicar qual o melhor produto de acordo com a idade e as necessidades do paciente", diz Arruda.

Mãos vermelhas
"Quando as mãos da minha filha entram em contato com algo gelado, as palmas ficam vermelhas e incham. Em viagem à Suíça, as orelhas também ficaram inchadas e vermelhas. Fizemos vários exames, inclusive o de lúpus, mas os resultados foram negativos. Existe tratamento? Pode ser vasodilatação?"
Mirian Martins Lima, via e-mail

Segundo a reumatologista Eliane Dourador, do hospital São Luiz (SP), os sintomas descritos indicam uma possível hiper-reatividade vascular a temperaturas baixas ou a mudanças bruscas de temperatura. Um cirurgião vascular poderá investigar a origem dessa hiper-reatividade. Em alguns casos, é necessário também fazer uma avaliação reumatológica. A partir desse diagnóstico, é possível determinar o melhor tratamento. "Quando a origem do problema permanece desconhecida, fazemos o acompanhamento do paciente, repetindo os exames semestral ou anualmente", afirma ela.



Texto Anterior: Remédio no vaso
Próximo Texto: s.o.s família - rosely sayãoEscola deve ajudar aluno a se libertar dos pais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.