São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Jovens têm dieta pobre em cálcio

Um levantamento da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo mostra que 94% das adolescentes consomem uma quantidade de cálcio inferior à recomendação diária.
A pesquisa foi realizada pela Casa do Adolescente de Pinheiros, que entrevistou cem meninas com idades de dez a 19 anos, pertencentes a várias classes sociais. Elas deveriam consumir, por dia, 1.300 mg do mineral, mas ingerem, em média, 698 mg.
De acordo com a pesquisa, as adolescentes preferem comer bolachas, pão francês, margarina e queijos amarelos -que são mais ricos em gorduras. Dessa forma, consomem menos alimentos que são fontes de cálcio, como brócolis e sardinha. Apesar disso, 62 meninas apresentavam peso normal.
O estudo ainda aponta que existe um alto consumo de refrigerantes, considerado mais uma contribuição para o baixo nível de cálcio na alimentação das adolescentes. Isso porque acabam por substituir a ingestão de leite.
De acordo com a nutricionista da Casa do Adolescente, Elaine Rocha de Pádua, as meninas desconhecem que outros alimentos, além dos laticínios, podem fornecer cálcio para o organismo. Ela diz que o ideal é combinar diferentes grupos alimentares para ingerir diversas fontes do mineral.
Os alimentos mais ricos em cálcio, segundo a tabela sugerida pela secretaria, são iogurte, leite desnatado e integral e brócolis.
Ingerir cálcio é importante para a formação da estrutura óssea e para a realização de várias reações metabólicas pelo organismo.

Atividades para corpo e mente
A unidade provisória do Sesc-avenida Paulista promove amanhã diferentes atividades, a partir das 11h, com entrada franca. Aulas de ioga, ginástica postural, dança e oki-dô shiatsu, além de jogos e brincadeiras, entreterão crianças e adultos. O Sesc fica na avenida Paulista, 119. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/3179-3700.

Unifesp chama para tratamento e estudo
O setor de reprodução humana do hospital São Paulo, ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), abriu inscrições para o tratamento de infertilidade. Mais informações pelo telefone 0800-7723322. Já o departamento de psicobiologia da universidade busca pessoas entre 19 e 40 anos que tenham sido vítimas de assalto há mais de três meses e há menos de cinco anos. Informações: 0/xx/11/5575-1677.

Debate vai discutir educação no Brasil
No próximo dia 15, as educadoras Windyz Brazão Ferreira e Regina Coeli Braga Martins vão realizar o debate gratuito O Desenvolvimento de Escolas para Todos no Contexto Educacional Brasileiro, das 19h às 20h. O evento será realizado na avenida Paulista, 2.073, durante o lançamento do livro "De Docente para Docente -Práticas de Ensino e Diversidade para Educação Básica", da Summus Editorial.

Mau hálito é tema de chat
Uma dentista e uma psiquiatra participam de um chat toda primeira segunda-feira do mês, para tirar dúvidas sobre halitose (mau hálito). O problema atinge cerca de 40% dos brasileiros e tem mais de 60 causas conhecidas. Quem não puder participar da conversa terá o fórum como alternativa. Nele, as perguntas são respondidas em pouco tempo. O acesso de ambos é pelo site www.halitose.com.br.

Orientações para o dia da criança
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibiliza em seu site (www.idec.org.br) um material para orientar os pais sobre o Dia da Criança. Dicas para evitar o apelo consumista que a data sugere e para escolher corretamente o brinquedo estão entre as idéias propostas, assim como opções de passeio para o feriado e sugestões de leitura.

Consequências do HPV são ignoradas
Estudo do hospital Santo Antônio, em Salvador, com 204 mulheres entre 16 e 23 anos, revelou que a maioria delas desconhecia as conseqüências do HPV (papilomavírus humano). Cerca de 69% não sabiam que a infecção pode levar ao câncer de colo de útero. No Brasil, estima-se que até 70% da população adulta já foi ou será infectada por algum tipo de HPV.


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Rosely Sayão: Ser criança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.