São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Quantidade de chá e tempo de infusão garantem sabor e aroma da bebida

Os fanáticos por chá afirmam que a bebida pode ser tomada em qualquer estação do ano, quente ou gelada. Mas, para a maioria das pessoas, pelo menos no Brasil, chá tem a cara do inverno. Como este se aproxima, a oportunidade é boa para conhecer os diferentes tipos e sabores atualmente encontrados no mercado.
Para apreciar de fato o sabor e aroma de um chá, é preciso prepará-lo da forma correta. "Isso começa pela água que vai ser usada. Se vier da torneira, precisa ser previamente filtrada e fervida, para tirar o gosto de cloro e outras substâncias", diz Carla Sauereseg, proprietária da Loja do Chá. Se a água for mineral, ela recomenda usar as que têm sabor mais neutro.
A quantidade de chá, a temperatura da água e o tempo de infusão determinarão a qualidade da bebida preparada. Mas não há números precisos para isso. "Varia para cada marca e origem. O ideal é que a quantidade e o tempo de infusão sejam descritos na embalagem."
Como isso nem sempre acontece, ela recomenda fazer um média entre as quantidades e os tempos recomendados para o preparo de cada tipo de chá: para o verde e o branco, a proporção é entre 10 g e 13 g de chá por litro de água, e a infusão pode durar de um a três minutos. O preto e o oolong ficam de dois a cinco minutos em infusão e são usados na proporção de 10 g a 14 g por litro.


Texto Anterior: Entrevista: Poluição x coração
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.