UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro registra encontro entre ciência e budismo

DA REDAÇÃO

Um encontro de cinco dias entre o budismo, representado pelo líder religioso e político tibetano no exílio, o Dalai Lama, e a ciência, por meio de um seleto grupo de neurocientistas e psicólogos dos EUA, resultou nesta obra lançada numa época muitíssimo apropriada, em que a cidade assiste à história de um pai que joga o filho recém-nascido contra um carro e o mundo espera em suspense a iminência de uma guerra.
"Como Lidar com Emoções Destrutivas - Para Viver em Paz com Você e os Outros" (392 págs., R$ 59, ed. Campus, tel. 0800-265340), organizado por Daniel Goleman, psicólogo americano e autor de best-sellers como "Inteligência Emocional", registra os questionamentos e as conclusões do encontro realizado em Dharamsala, na Índia.
O livro discorre sobre o mecanismo do cérebro que pode esclarecer o poder da meditação em tranquilizar os seus praticantes. Relata recentes descobertas científicas na área do controle das emoções. Uma pesquisa identificou sinais de como o cérebro se comporta em relação à variação de humor, revelando que, quando as pessoas estão emocionalmente estressadas, as regiões mais ativas do cérebro são os circuitos que convergem para a amígdala, que faz parte dos centros de emoção do cérebro, e para o córtex pré-frontal direito. A pesquisa mostrou ainda que, quando o humor das pessoas é positivo, essas regiões ficam calmas, e há aumento na atividade do córtex pré-frontal esquerdo.
No prefácio, Dalai Lama exalta o diálogo entre religião e ciência: "A meta central da prática budista é reduzir o poder das emoções destrutivas. Com esse fim em mira, o budismo apresenta uma vasta gama de métodos práticos. Se quaisquer desses métodos puderem ser comprovados como benéficos mediante testes científicos, então existe meios de pô-los ao alcance de todos, interessados ou não no budismo".


Texto Anterior: poucas e boas: Latinha de bebida é criadouro de bactéria
Próximo Texto: alecrim: Sopa para refrescar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.