UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Sem bate-papo
Henny Ray Abrams/France Presse
Conversar durante a refeição -como os presidentes do FED, Alan Greenspan (esq.), e da Bolsa de Nova York, Richard Grasso, fazem nesta foto- não é bom para quem tem problemas de estômago. Isso pode causar azia! Ao falar, a pessoa engole ar, o que dilata o estômago. Isso facilita o refluxo do suco gástrico, responsável pela azia, diz o cirurgião Marcelo Ribeiro Jr.


Desafinação orgânica
Paul Chiasson/Associated Press
Mudanças de voz são comuns na puberdade, principalmente entre os meninos. Acredita-se que dois fatores contribuam para essa "desafinação". O primeiro é o crescimento, que altera o posicionamento das pregas vocais. "O segundo é a alteração hormonal, que causa mudanças na tonicidade dos músculos das pregas", diz o otorrinolaringologista Richard Voegels.


Choro travado
Amat Givon/Associated Press


Muitas pessoas já disseram sentir um nó na garganta quando estavam com vontade de chorar. Pois isso não é apenas força de expressão. Além de estar associada a aspectos psicológicos, a sensação de nó na garganta é provocado por uma contração dos músculos próximos à laringe, explica Abrão José Cury, presidente da Soc. Brasileira de Clínica Médica - Regional São Paulo.


Texto Anterior: modos: Qual o seu ritual antes de dormir?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.